Interior

MPT vai investigar acidente com trabalhadores rurais em Jacuípe

João Victor Souza | 31/08/21 - 10h12

O Ministério Público do Trabalho em Alagoas (MPT) vai investigar as circunstâncias do acidente que deixou uma pessoa morta e dezenas feridas numa estrada vicinal do município de Jacuípe, Norte do estado, nessa segunda-feira (30). As vítimas viajavam de forma irregular na carroceria de um caminhão, local que deve ser usado apenas para o transporte de cana-de-açúcar.

Segundo o órgão, o procedimento será distribuído a partir de hoje para um procurador que deve adotar as providências necessárias para apurar as responsabilidades dos envolvidos no acidente com os trabalhadores. A assessoria do MPT confirmou que as notícias sobre o tombamento veiculadas na imprensa serviram como base para o oferecimento da denúncia.

Em contato com o TNH1, a advogada da Usina Santa Clotilde, Tatiana Simões, afirmou que a empresa ainda não foi notificada e não recebeu visita de representantes do MPT. Ainda segundo Simões, a usina abriu as portas para uma equipe da Superintendência Regional do Trabalho em Alagoas (SRTb/AL), na manhã desta terça-feira, 31.

"Nós ainda não fomos comunicados sobre a denúncia do MPT, mas estamos abertos para receber os representantes. Foi uma tragédia o que aconteceu, é muito delicado. [...] Nunca houve acidente desta natureza com trabalhador da usina, nem reclamação sobre o transporte deles", disse.

A advogada afirmou ainda que os trabalhadores são transportados em um ônibus e os funcionários são orientados a seguir o restante do trajeto a pé, uma caminhada que leva aproximadamente 40 minutos. "Eles são levados no ônibus, e como é uma região muito ruim de acesso, de terreno acidentado, é difícil passar veículo. Então eles são orientados a descer e seguir a pé. Mas muitos resolvem pegar carona de caminhão durante o percurso", destacou. 

Conforme determina a legislação de trânsito, o transporte de passageiros em carrocerias é proibido. O MPT agora vai procurar saber se a usina agiu contra as normas de segurança de trabalho, quando há transporte irregular de funcionários.

Ministério Público Estadual - O Ministério Público Estadual, por sua vez, informou que o promotor de Jacuípe, Rodrigo Soares, solicitou, ainda nessa segunda-feira (30), a instauração de um inquérito policial para apurar as circunstâncias do acidente envolvendo os trabalhadores rurais, acrescentando que vai acompanhar de perto as investigações, aguardando o envio dos autos para adotar as providências que o caso requerer.

O acidente - O caminhão tombou e arremessou os cerca de 60 passageiros numa área de plantação de cana-de-açúcar na cidade de Jacuípe, no final da manhã de ontem.  Uma pessoa morreu e várias ficaram feridas. O condutor do automóvel teria perdido o controle da direção nas proximidades da antiga Usina Maciape. 

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e o Corpo de Bombeiros foram acionados à ocorrência. Um helicóptero também foi usado no socorro às vítimas. Parte dos trabalhadores recebeu atendimento médico no Hospital Municipal São Sebastião, em Porto Calvo. Já aqueles que se feriram mais gravemente foram socorridos ao Hospital Regional do Norte.

O Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, também registrou entrada de vítimas. Oito pessoas, de 38 a 56 anos, foram atendidas e o estado de saúde delas foi considerado estável. Até o fim da manhã de hoje, quatro pessoas já haviam recebido alta médica.