Mulher de 33 anos quase morre em voo por ficar horas sentada: ‘milagre eu estar viva’

Publicado em 07/03/2025, às 22h00
Foto: Reprodução/Redes Sociais
Foto: Reprodução/Redes Sociais

Por O Tempo

A canadense Emily, de 33 anos, acumula mais de meio milhão de visualizações no Tik Tok, em um vídeo alertando passageiros sobre os riscos que voos longos podem causar à saúde. A mulher, aparentemente saudável, passou mal e quase morreu durante uma viagem, sem escalas, de Toronto, no Canadá, para Dubai, nos Emirados Árabes.

Depois de mais de 10 horas no voo, a mulher desmaiou depois de se levantar para ir ao banheiro. “Eu estava esperando o banheiro e, do nada, senti uma dor muito profunda e incômoda no peito. Tossi três vezes e essa foi a última coisa de que me lembro”, narrou a canadense.

A queda brusca gerou hematomas no rosto de Emily, mas o motivo do desmaio foi uma embolia pulmonar bilateral maciça. A condição é resultado de uma trombose venosa profunda, que pode ter ocorrido devido ao longo tempo que a mulher ficou sentada na mesma posição durante o voo, o que fez com que acumulasse sangue nas pernas.

Ainda segundo Emily, os médicos explicaram que, mesmo que ela seja uma mulher jovem e saudável, o fato de não se mexer e tomar anticoncepcionais pode ter influenciado na condição.

A mulher foi atendida por um médico no avião e depois encaminhada para um hospital em Dubai, onde ficou internada por 6 dias.

Estudos apontam que para pessoas saudáveis, o risco de embolia pulmonar fica até 4 vezes maior em voos de longa duração. 

  • Para voos com duração inferior a quatro horas, o risco de Embolia Pulmonar é baixo, com apenas um caso estimado para cada 105.000 voos. 
  • Para voos com duração superior a quatro horas, o risco de Embolia Pulmonar aumenta drasticamente para um evento a cada 4.500 voos.
  •  Para voos com duração de 16 horas ou mais, o risco é de um evento a cada 1.300 voos.

Veja vídeo:

Gostou? Compartilhe