Gente Famosa

Na Romênia, avô paterno quer a guarda de filha da modelo alagoana Eloísa Fontes

Época | 05/01/21 - 09h36
Eloisa e sua filha Azurra desfilando para a Dolce & Gabbana em 2015 | Foto: Divulgação

O advogado romeno Vivian Vladimir Birleanu tem um desejo para o ano de 2021: descobrir onde está sua neta, filha da modelo brasileira Eloísa Fontes com Vivien Adrian Birleanu, mais conhecido pelo nome artístico Andre Birleanu, 42 anos. A menina, de 7 anos, está vivendo em um lar temporário.

Por telefone, o avô conta a ÉPOCA que tenta há semanas descobrir o paradeiro da menina, sem sucesso. "Já fui até à embaixada brasileira aqui na Romênia. O que eu gostaria é de poder cuidar dela. Por que ela tem de morar com pessoas estranhas se pode viver conosco? Minha neta tem uma família aqui que a ama muito", diz o romeno, que vive em Bucareste.

Atualmente, Eloisa Fontes está morando, longe da filha, na casa de sua família no interior de Alagoas. Ela optou por ficar ao lado de sua mãe após passar por dias conturbados no Rio de Janeiro.

Em outubro do ano passado, ela foi encontrada, visivelmente desorientada, na favela do Cantagalo, na Zona Sul do Rio. Chegou a ser transferida para um hospital psiquiátrico até receber alta para viajar até Alagoas.

Modelo Eloisa Fontes fotografou para principais publicações internacionais de moda. Foto: Reprodução

Eloisa conheceu o também modelo Adrian Birleanu por volta de 2012 quando ambos participavam de desfiles de moda nas passarelas europeias. Tiveram juntos uma filha. Mas a relação chegou ao fim permeada por conflitos; e o marido ganhou a guarda da menina.

"Fomos conhecer Eloísa quando já estava grávida. Ela e meu filho vieram morar conosco até o nascimento de minha neta. Depois, eles passaram a viver em um apartamento de minha propriedade aqui mesmo em Bucareste", diz o advogado, que disse ter cuidado da menina por longos períodos. "Minha neta era ainda um bebê quando Eloísa e meu filho disseram que precisavam viajar a trabalho. Eles a deixaram conosco por cerca de três meses, sem dar notícia alguma".

O advogado não esconde sua perplexidade diante da conduta de seu filho. Em seus perfis nas redes sociais, Adrian (Andre) Birleanu, de 42 anos, diz ser filho de um diplomata russo e de uma funcionária das Nações Unidas. "Somos todos romenos. Ele diz que nasceu em Moscou. Não é verdade. Sua mãe, Carmen, minha primeira mulher, mudou-se para os Estados Unidos quando ele ainda era pequeno", contesta Vivian Birleanu.

O pai de Adrian relata que seu filho e Eloisa decidiram se mudar para Londres com a menina, após o período de residência na Romênia. Ocasionalmente, voltavam ao país. Mas ele acabou, no entanto, se distanciando da neta e não acompanhou de perto a separação do casal. "A última vez que vi meu filho foi no ano passado. E perdi completamente o contato com a Eloísa depois que eles se separaram".

A filha da modelo Eloísa Fontes tem 7 anos de idade. Foto: Reprodução 

Ele ainda tenta entender como seu filho perdeu a guarda da criança. Menciona que Adrian teve problemas com autoridades inglesas, que motivaram a decisão de transferir a guarda para um lar temporário. Mas não sabe exatamente o que aconteceu e para onde foi sua neta.

Procurado por ÉPOCA, Adrian Birleanu não quis conceder entrevista sobre o assunto. A reportagem também entrou em contato com um parente de Eloísa em Alagoas. Ele informou que a modelo não poderia conceder entrevistas.

O ex-sogro lamenta pelos problemas pessoais recentes enfrentados por Eloisa. Ele diz que, mesmo no início do relacionamento logo após o nascimento da criança, a relação entre seu filho e Eloisa sempre foi marcada por brigas constantes - algumas relatadas pelos vizinhos do apartamento do romeno cedido ao casal. "Acho que muito do que Eloísa está passando é resultado da convivência dela com meu filho. Só espero que ela saia dessa. E que um dia possa abraçar novamente sua filha. Assim como eu também espero reencontrar minha neta.”