Alagoas

Nesta quinta: veja o que abre e fecha no feriado da Emancipação Política de AL

TNH1 com Fecomércio | 15/09/21 - 10h14
Arquivo / Itawi Albuquerque/TNH1

No feriado de 16 de Setembro, Dia da Emancipação Política de Alagoas, o funcionamento das lojas do Centro de Maceió acontece em horário especial. Elas abrem das 8h às 13h. Já os shoppings, com exceção do shopping Farol, que fecha, estarão abertos em horário normal, assim como as grandes redes de supermercado.

Segundo a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio AL), as lojas do Parque Shopping Maceió funcionam das 10h às 22h. A exceção são a Loteria e a Central Já, que fecham. No Maceió Shopping, as lojas âncoras abrem das 9h às 22h, as lojas satélite e praças de alimentação funcionam das 10h às 22h e os cinemas seguem a programação em cartaz. Central Já não abre. No Shopping Pátio Maceió, o atendimento ocorre das 10h às 22h.

A Aliança Comercial de Maceió comunicou que as lojas do Palato também funcionam em horário normal. A unidade Farol e a unidade Praia abrem das 7h às 22h; a unidade Parque, das 7h às 20h; e a unidade Ponta Verde funciona 24 horas.  O Sam's Club de Maceió, por sua vez, abre das 8h às 21h e o BIG Bompreço opera das 7h às 22h. O Super Bompreço da Ponta Verde funciona das 6h às 22h; o da Pajuçara, das 7h às 20h; e o do Farol, das 7h às 19h. Já o Maxxi Atacado de Maceió funciona das 7h às 21h, enquanto que o de Arapiraca abre das 7h às 18h. As lojas do Atacadão também operam com o expediente habitual. As unidades Aeroporto, Petrópolis, Praia e Arapiraca funcionam das 7h às 22h.

Cras e Restaurante Popular - Os equipamentos sociais da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) fecham nesta quinta-feira (16), feriado que celebra 204 anos da Emancipação Política de Alagoas. O restaurante popular, que fica na Rua Barão de Maceió, 246, no Centro da capital, vai retomar o atendimento na sexta-feira (17), das 10h30 às 14h. Já os 16 Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e os cinco Centros de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS) vão atender aos usuários no dia seguinte ao feriado, das 8h às 16h. Outros serviços prestados pelo Centro de Atendimento Socioassistencial (Casa) e o Cadastro Único também serão suspensos no feriado, sendo retomados no dia 17, das 8h às 16h.

Feiras e mercados - Os mercados, feiras livres e o shopping popular de Maceió funcionarão em horário especial. O consumidor não deixará de fazer suas compras, mas precisará ficar atento, também, aos protocolos de segurança de combate à Covid-19. Para garantir a segurança de clientes e feirantes, todos devem utilizar a máscara cobrindo a boca e o nariz, além de álcool a 70%.

Confira os horários:

– Mercado do Artesanato: das 8h às 16h;

– Mercado do Benedito Bentes: das 5h às 14h;

– Mercado da Produção: das 5h às 14h;

– Mercado Popular: das 5h às 14h;

– Mercado e Feira do Jacintinho: das 5h às 13h;

– Mercado e Feira do Tabuleiro: das 5h às 14h;

– Mercado dos Caetés: das 5h às 14h;

– Shopping Popular: das 9h às 13h;

– Mercado do Jaraguá: das 5h às 15h.

Interior - Conforme comunicado do Sindilojas Penedo, as lojas do Comércio do município fecham no Dia da Emancipação Política de Alagoas. Em Arapiraca e Palmeira dos Índios, segundo os respectivos Sindilojas, o funcionamento das lojas fica a critério de cada empresa, mas, por se tratar de feriado estadual, em caso de abertura, é necessário que se formalize acordo com o empregado. Em União dos Palmares, de acordo com o Sindilojas da cidade, há possibilidade de abertura até às 12h ou até às 14h, mas o funcionamento do Comércio também fica a critério de cada empresa.