Alagoas

No comparativo com 2020, quantidade de testes RT-PCR aumenta 80% nos três meses deste ano, analisa Lacen

Agência Alagoas | 19/03/21 - 23h42
Agência Alagoas

O teste considerado padrão ouro para a detecção da Covid-19, logo nos primeiros dias de sintomas, é o RT-PCR. Este ano, em menos de três meses, o Laboratório Central de Alagoas (Lacen/AL) recebeu 29.440 exames encaminhados dos 102 municípios do Estado.

Do total de resultados liberados pelo Lacen/AL em 2021, que somam 27.983 até esta sexta-feira (19), 13.528 deram positivos e outros 14.418 testes RT-PCR deram negativos para o novo coronavírus. Este ano, o órgão registrou um aumento de quase 80% no número de amostras recebidas para examinar, quando comparado com os 37.018 testes RT-PCR analisados em todo o ano passado.


As amostras de pacientes com a presença de sintomas gripais, entre três e sete dias, são recebidas diariamente pelo laboratório estadual, vindas de unidades hospitalares, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Centrais de Triagem, das vigilâncias epidemiológicas municipais e de outras unidades de saúde.

Quando os exames são recebidos no Lacen/AL, essas amostras passam por um processo de extração para a retirada do material viral colhido no Swab, que, individualmente, é encaminhado para o setor de extração do material genético, um processo que dura cerca de duas horas. Anderson Brandão, gerente do Lacen/AL, explica que após esses procedimentos a amostra segue para uma terceira etapa.

“Nos processos anteriores, nós conseguimos identificar qual o vírus está presente na amostra, que, no caso do nosso exame, é o Sars-CoV-2. Depois passamos para a amplificação do material genético, é nessa etapa que vamos detectar definitivamente a presença ou não do vírus, um processo que demora cerca de três horas. Com isso, cada exame passa pelo processo de interpretação e depois liberação”, explicou o gerente.

Os resultados obtidos com o teste RT-PCR garantem que a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) trace as melhores estratégias para combater a Covid-19. “Com o aumento do número de testes, vamos saber a real situação epidemiológica dos municípios e de Alagoas. Os resultados possuem uma relevância epidemiológica, porque conseguimos definir as estratégias e ações bloquearmos a transmissão do vírus”, afirmou o gerente.

Para a população em geral, as melhores medidas para evitar o contágio pelo novo coronavírus continuam sendo evitar aglomerações, respeitando o distanciamento social, o uso correto de máscara e a higienização das mãos com água e sabão ou usando álcool liquido ou em gel 70%.