Saúde

No Dia Mundial da Água, saiba mais sobre a qualidade da água que você consome

22/03/17 - 10h01

 

O dia 22 de março é lembrado em todo os os países como Dia Mundial da Água. A data foi instituída pelas Organização das Nações Unidas (ONU) em 1993, com o objetivo de conscientizar e promover discussões sobre a relação das pessoas com a água, dando destaque a temas como a conservação, proteção da água, além dos problemas relacionados à poluição.

Atualmente, 1,8 bilhões de pessoas usam fonte de água potável contaminada, colocando-os em risco de contrair doenças como a cólera, disenteria, febre tifóide e poliomielite. Por isso, foram lançados em 2015 os "Objetivos de Desenvolvimento Sustentável", para garantir que todos tenham acesso a água potável até 2030, tornando a água um tema-chave na luta pela erradicação da pobreza extrema.

Em Alagoas, para promover a conscientização sobre a data, o governo do Estado está realizando a Semana da Água desde o último domingo (19), com ações em diversos bairros. As atividades acontecem por meio de parceria entre Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), o Instituto do Meio Ambiente (IMA) e a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal).

A qualidade da água que você bebe

Para garantir a saúde a qualidade de vida à população, em todo o Brasil a água para consumo humano deve atender a padrões de potabilidade estabelecidos pela legislação vigente. O órgão que oferece estas diretrizes é o Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Vigiagua), estruturado a partir dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS).

Nesta série especial sobre água do TNH1 - Beba Saúde - informamos sobre os três tipos de água regulamentadas para serem envasadas e comercializadas, segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA): água mineral natural, água natural e água adicionada de sais.

A qualidade da água escolhida para consumo vai depender da sua composição química, podendo indicar se traz benefícios para o organismo ou se pode causar danos à saúde. Nos rótulos é possível verificar informações relevantes como quais componentes fazem parte da água, nome da fonte, natureza da água, localidade e pH (Potencial de Hidrogênio), que mostra o grau de acidez ou alcalinidade da água, numa escala de 0 a 14.

"A água não é só um hidratante, ela é também um importante nutriente", afirma o médico cardiologista e nutrólogo Lair Ribeiro, autor de diversos trabalhos científicos sobre o tema. Por isso, de acordo com o médico, antes de tomarmos água devemos nos preocupar não somente com sua pureza, mas com o pH indicado na embalagem.


Conforme sugere Ribeiro, a água de melhor qualidade para o consumo humano deve ter pH 7 ou superior. O químico industrial alagoano Alder Flores explica o por quê.

"O sangue de uma pessoa saudável tem o pH de 7,4. Devido ao nosso estilo de vida moderno e consumo de café, leite e açúcares processados, esses alimentos criam acidez no corpo e, por isso, nosso organismo precisa fazer um esforço para compensar esse desequilíbrio, gastando energia para regular o pH". Para ter a garantia de que está ingerindo uma água mais saudável, portanto, é fundamental escolher uma opção alcalina, com pH 7 ou maior do que 7.

Fonte: Conteúdo oferecido pela Vitale7!