Saúde

Nova variante da Covid-19: Sesau alerta para alagoanos concluírem ciclo vacinal

Ascom Sesau | 29/11/21 - 14h41
Carla Cleto / Sesau / Reprodução

Com o surgimento de uma nova variante da Covid-19 no mundo, o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, alertou a população alagoana, nesta segunda-feira (29), por meio de suas redes sociais, para que concluam o esquema vacinal, tomando além da primeira dose, a segunda e a dose de reforço, seguindo o calendário de cada município.

Ayres também concedeu entrevista para emissora de TV local, em que reforça o pedido do uso das máscaras e, principalmente, da continuidade da vacinação para a população. “Você que ainda não tomou a segunda dose e a dose de reforço, procure um posto de vacinação. É importante que a gente se proteja e se previna neste momento. Todos têm acompanhado que o mundo está em alerta com o aparecimento da nova variante. Não vamos criar pânico. Estamos atentos. A Saúde de Alagoas tem trabalhado de domingo a domingo para garantir a segurança e a proteção dos nossos cidadãos, mas, precisamos de ajuda, então, você que ainda não se vacinou, deve procurar um posto de vacinação o mais rápido possível”, apelou.

 A nova variante do novo coronavírus, chamada ômicron, foi detectada na África do Sul. A Organização Mundial da Saúde (OMS) ainda está estudando o vírus para saber seu potencial e os danos que pode causar. “Precisamos reforçar a vacinação dos países que estão com baixos índices. Isso serve de alerta aqui também para Alagoas. Ao invés de estarmos discutindo se vai haver Carnaval ou não - alguns estados já estão suspendendo o réveillon - o que precisamos é priorizar a vacinação, independente de variante”, disse o secretário Alexandre Ayres.

A última atualização da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), por meio do Programa Nacional de Imunização em Alagoas (PNI/AL), mostra que 4.235.932 doses das vacinas contra a Covid-19 foram aplicadas em Alagoas. Deste total, 2.331.005 pessoas foram vacinadas com a primeira dose (D1), 1.752.626 com a segunda dose (D2) ou dose única (DU), e 152.301 com a dose de reforço (DR) e dose adicional (DA).

 O Boletim Epidemiológico da Sesau, desta segunda-feira (29), revelou que foram confirmados 39 novos casos de Covid-19 em Alagoas. Dessa forma, o estado tem um total de 241.471 casos confirmados do novo coronavírus até o momento, dos quais 101 estão em isolamento domiciliar. Outros 234.824 pacientes já finalizaram o período de isolamento, não apresentam mais sintomas e, portanto, estão recuperados da doença. Há 2.828 casos em investigação epidemiológica. Foram registradas duas mortes por Covid-19 em território alagoano. Com isso, Alagoas tem 6.350 óbitos por Covid-19.