Brasil

Nove jovens morrem pisoteados em baile funk de comunidade em São Paulo

Folhapress | 01/12/19 - 15h04
Paraisópólis | Redes Sociais

Pelo menos nove pessoas morreram pisoteadas na madrugada deste domingo (1º) em um baile funk na favela de Paraisópolis, zona sul de São Paulo, segundo informações da polícia. A informação sobre as mortes foi dada no começo da tarde pelo delegado Emiliano da Silva Chaves Neto, do 89º DP (Portal do Morumbi), em entrevista à imprensa.

Mais cedo, a Secretaria Municipal de Saúde informou que, das dez pessoas envolvidas na situação e atendidas no Pronto-Socorro do Hospital do Campo Limpo, nove morreram. Outras sete pessoas ficaram feridas e foram socorridas com lesões no AMA Paraisópolis. Dois carros da PM foram depredados. As identidades das vítimas não foram divulgadas.

De acordo com um registro da Polícia Civil, as vítimas foram pisoteadas depois de uma "ação de controle de distúrbios civis" — ou seja, para dispersão do baile — feita pela Polícia Militar usando "munições químicas".

Um jovem que estava nas imediações registrou parte da ação dos policiais; confira:

O delegado afirmou ainda que os mortos não apresentam ferimento por bala, mas que um dos feridos teve uma lesão na pena que pode ter sido causada por uma bala — não se sabe ainda se por arma de fogo, ou por bala de borracha.

O boletim também diz que a ação de dispersão ocorreu depois que duas pessoas atiraram contra policiais militares da Rocam (Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas) e entraram no baile funk, onde haveria cerca de 5.000 pessoas. As equipes da Força Tática chamadas para dar apoio teriam sido recebidas com garrafadas e pedradas.

Nas redes sociais, o governador João Doria (PSDB) afirmou lamentar profundamente as mortes e que determinou ao secretário da Segurança Pública, general Campos, apuração "para esclarecer quais foram as circunstâncias e responsabilidades deste triste episódio".


Recentemente, uma adolescente de 16 anos ficou cega do olho esquerdo após ser atingida por uma bala de borracha durante a dispersão de um baile funk, em Guaianases (zona leste da capital paulista). 
Segundo a família da jovem, uma viatura da PM passou ao lado da adolescente e atirou contra a jovem com uma arma de bala de borracha, atingindo-a na região do olho esquerdo. Socorrida, ela foi submetida a uma cirurgia de reconstrução do globo ocular.