Interior

Nove municípios de AL têm situação de emergência reconhecida pelo Governo Federal

Redação TNH1 | 27/05/22 - 16h10
Penedo é uma das principais cidades atingidas pelas fortes chuvas em Alagoas

Devido às fortes chuvas que caem em Alagoas desde o último final de semana, o Governo Federal reconheceu a situação de emergência em pelo menos nove cidades do interior do Estado. A portaria, vinculada por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, foi publicada nesta sexta-feira, 27, na edição do Diário Oficial da União. 

Barra de São Miguel, Boca da Mata, Coité do Nóia, Coruripe, Marechal Deodoro, Penedo, Rio Largo, Roteiro e Santa Luzia do Norte são as cidades citadas. O Governo de Alagoas também decretou situação de emergência nessa semana

Como previamente anunciado pela Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), a previsão para este final de semana, dias 28 e 29 de maio, é de chuva para Alagoas. O estado tem sido castigado e várias cidades, inclusive a capital Maceió, apresentam problemas de alagamentos, deslizamentos de terras e transbordamento de rios e lagoas. 

Municípios como Feliz Deserto e São Miguel dos Campos também apresentam problemas graves por causa do acúmulo de água. Algumas prefeituras, como Jequiá da Praia, Feliz Deserto e Roteiro, por exemplo, já começaram a cancelar os festejos de São João devido aos estragos provocados pelo mau tempo. 

O boletim atualizado da Defesa Civil Estadual, liberado às 11 horas desta sexta-feira (27), informa que 3.572 pessoas foram afetadas pelas intensas chuvas que atingem o estado desde a quinta-feira (26), em 33 municípios alagoanos. De acordo com a Defesa Civil Estadual, até esta sexta-feira havia 1.752 pessoas desabrigadas e 1.820 desalojadas.