Alagoas

Novo castramóvel reforça a luta pela causa animal em Alagoas; veja o cronograma

Assessoria | 01/08/22 - 20h01
Divulgação

Alagoas agora conta com mais um aliado na luta pela causa animal: o Amigo Pet – Castramóvel. Esse importante serviço de utilidade pública deve proporcionar cerca de 100 (cem) castrações por mês, em cães e gatos, de graça, para a comunidade vulnerável do Benedito Bentes e região.

Na primeira grande ação, que acontece nesta terça-feira (2), os tutores -donos dos animais - devem fazer o cadastro na unidade móvel que vai na Praça Padre Cícero, no bairro Benedito Bentes. 

Cronograma - O atendimento vai ser feito em dois turnos: das 8 às 12 horas e das 14 às 17 horas. Os interessados devem levar documento oficial com foto, CPF, cartão de vacina do animal, comprovante de residência e comprovante de renda. 

Após isso, os animais vão ser avaliados e operados, conforme o seguinte cronograma:

• Dia 3 - Avaliações dos cães;
• Dia 4 – Avaliações dos gatos;
• Dias 5 a 9 – Castrações.

Benefícios - O coordenador do Amigo Pet, Robson Nogueira, reforça que a ação beneficia toda a população, pois diminui o risco de zoonoses: doenças naturalmente transmitidas entre os animais e os humanos, que afetam à saúde e o bem-estar.

“Ainda devemos lembrar que a castração favorece a redução do número de animais em situação de rua, que sofrem por falta dos cuidados necessários para uma vida saudável e ainda podem provocar transtornos, como acidentes. Nossa ideia é fomentar, ainda, ações educativas e contribuir para discussões que fomentem políticas públicas para essa área tão importante”, conclui.

Após essa etapa, um novo cronograma de ações deve ser divulgado. A ideia é fazer com que o Amigo Pet circule por outras regiões de Maceió, beneficiando mais pessoas e animais. 

Amigo Pet - O Amigo Pet é considerado o castramóvel maia moderno e seguro de Alagoas, pois possui entrada e saída distintas, que evitam a contaminação cruzada. O equipamento atende, também, todas as exigências técnicas, sanitárias e de saúde determinadas pelos órgãos fiscalizadores.

Veterinários e técnicos realizam os atendimentos previamente agendados e repassam todas as informações necessários para o acompanhamento pós-operatório, garantindo a segurança e o bem-estar dos animais.

O Amigo Pet – Castramóvel -  O Amigo Pet – Castramóvel é uma iniciativa do Instituto de Assistência Social à Comunidade (Amadal), fundado há 21 anos, para atender a comunidade do Alto da Alegria e aos moradores Benedito Bentes.

O Instituto oferece diversos serviços de graça na área de saúde, como fisioterapia, serviço social, saúde da Mulher, pré-natal, hiperdia, SCFV referenciado por um Cras, além de exames laboratoriais. Além disso, também, desenvolve ações sociais, educativas, culturais e até esportivas.