Alagoas

Número de dependentes químicos em recuperação cresce 8,3% em Alagoas

Ascom Seprev | 20/04/21 - 19h32
Ascom Seprev

A Rede Acolhe, programa de tratamento de dependentes químicos do Governo de Alagoas, atendeu 1.103 pessoas no primeiro trimestre de 2021. Deste total, 1.003 foram homens, 25 mulheres e 75 adolescentes de ambos os sexos.

O número representa um crescimento de 8,3% no acolhimento a usuários de álcool e outras drogas em relação aos últimos três meses de 2020, quando foram encaminhadas 1.018 pessoas para tratamento nas comunidades terapêuticas acolhedoras credenciadas à rede.

Coordenada pela Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), a Rede Acolhe conta com 35 comunidades terapêuticas acolhedoras, que ofertam o total de 750 vagas financiadas pelo Governo de Alagoas, na capital e no interior do estado, onde cada caso é avaliado individualmente.

Terezinha Maria da Silva, de 49 anos, é uma das acolhidas pelo programa. Segundo ela, o abuso no consumo de álcool trouxe prejuízos para sua saúde física e mental, além de preocupação para a família. Após o apelo da mãe, ela aceitou iniciar o tratamento na comunidade acolhedora Casa Betânia e já está na fase final do acompanhamento para retornar ao seio familiar livre do vício.

“Eu não comia, sentia dores pelo corpo e não conseguia dormir, só pensando na bebida. Cheguei aqui muito abalada e com o peso muito baixo, mas hoje eu me sinto uma nova mulher. Me olho no espelho todos os dias e vejo que me tornei uma guerreira. Quando terminar o tratamento vou voltar a cuidar da minha casa e ajudar no cuidado dos meus quatro netos”, disse Terezinha.

A vulnerabilidade social decorrente do vício em crack foi o motivo que levou Iranilda Silva a procurar ajuda. Hoje com 45 anos, ela conta que viveu cerca de quatro anos na rua até encontrar na Rede Acolhe um caminho para superar essa situação. “A Seprev tem me dado muita ajuda. Falo com a minha filha, com meus netos, e isso, aliado ao apoio das equipes, é o que tem me dado força e coragem para mudar”, comenta.

Reconhecer o estado de dependência e buscar ajuda é a medida mais importante para abandonar o vício. Para quem busca tratamento em uma das comunidades acolhedoras credenciadas ao Governo de Alagoas o atendimento pode ser feito em um dos três Centros de Acolhimento, em Maceió, Arapiraca e Santana do Ipanema, ou agendando uma visita dos Anjos da Paz pelo número 0800.280.9390.

MEDIDAS DE SEGURANÇA

Em razão da pandemia, as 35 comunidades acolhedoras credenciadas à Rede Acolhe promoveram mudanças e se adaptaram ao protocolo de atendimento especial para continuar oferecendo tratamento terapêutico aos dependentes químicos com segurança, tanto para os acolhidos quanto para os funcionários e colaboradores das instituições. 

Os três Centros de Acolhimento para Dependentes Químicos também passaram por mudanças. As medidas incluem o distanciamento nas estações de trabalho, uso obrigatório de máscaras, disponibilização de álcool gel, sanitização e higienização constante do ambiente, dentre outros.

A titular da Seprev, Esvalda Bittencourt, reforça que a prioridade é garantir a integridade física e psicológica dos dependentes químicos acolhidos nas comunidades. “Este é um público que requer muita atenção nossa. Muitos, ao entrar nas comunidades para tratamento, já se encontram com a saúde muito debilitada, por isso precisamos garantir 100% de proteção”, declarou.