Economia

Número de endividados em AL cresce em setembro, em comparação com 2022

Mesmo assim, o estado ficou abaixo da média nacional e teve a quarta menor taxa do NE

João Arthur Sampaio | 13/11/23 - 14h41
RDNE Stock project / Pexels

O número de endividados em Alagoas aumentou no mês de setembro deste ano, na comparação com o mesmo período em 2022, de acordo com a divulgação mensal do Mapa da Inadimplência. Os dados são do Serasa e apontam que, mesmo com a variação, o estado ainda está abaixo da média nacional.

A publicação mais recente de 2023 indica que 40,24% dos alagoanos possuíam algum tipo de dívida, enquanto que, no mesmo período no ano passado, o número era de 38,85%. 

Apesar disso, o estado ficou abaixo da média nacional que, em setembro deste ano, foi de 43,9% da população. Alagoas ainda tem a quarta menor taxa de inadimplência do Nordeste, atrás apenas do Maranhão (39,2%); da Paraíba (38,31%); e do Piauí (34,1%).

No Brasil, entre os principais segmentos de dívida estão bancos e cartões de crédito (28,98%); utilidades, como contas de água, luz e gás (23,83%); financeiras (16,17%); e varejo (11,05%).

A maior parte da população endividada é mulher (50,4%) e tem entre 41 e 60 anos (34,9%). Já os homens que têm dívidas somam 49,6%. Desse total, 12% têm até 25 anos.