Alagoas

Número de pessoas afetadas pelas chuvas sobe para quase 20 mil em AL

Redação TNH1 | 08/06/22 - 17h00
Prefeitura da Penedo

As chuvas que atingiram Alagoas nas últimas semanas deixaram quase 20 mil pessoas desabrigadas e desalojadas, segundo boletim emitido pela Defesa Civil do Estado na tarde desta quarta-feira, 8. 

A população de Coruripe é a mais afetada atualmente, com um total de 3.936 pessoas nesta situação. São Miguel dos Campos, Penedo, Rio Largo, Jequiá da Praia e Igreja Nova também têm números expressivos. Em mais de 15 dias de chuvas, a Defesa Civil registrou quatro mortes em todo o estado. 

Um novo decreto de situação de emergência em 34 municípios alagoanos atingidos pelas fortes chuvas desde o mês de maio foi reeditado pelo Governo do Estado nessa terça-feira. O documento traz alterações em relação ao decreto 82.871/22, com a inclusão de cinco municípios – e a supressão de Campo Alegre, Flexeiras, São Miguel dos Milagres e São Sebastião – que declararam ausência de anormalidade após o primeiro momento de chuvas. Ingressaram na situação de emergência Jundiá, Major Isidoro, Quebrangulo, São Luís do Quitunde e Tanque D’Arca. O decreto foi publicado em uma edição suplementar do Diário Oficial do Estado, e é válido pelo período de 180 dias. 

Vale lembrar que os desalojados e desabrigados dos municípios incluídos no decreto serão beneficiados com o Auxílio Chuvas, um apoio financeiro de R$ 2 mil reais, dividido em quatro parcelas.