Um pãozinho no café da manhã sempre é uma opção para o brasileiro que pode se alimentar todos os dias. Mas, há vários mitos relacionados aos efeitos do consumo dele. Afinal, o que a ingestão de pão pode causar na saúde? Se ela não for regulada, pode causar sobrepeso e doenças relacionadas ao metabolismo? A resposta para a segunda pergunta é sim.
LEIA TAMBÉM
Pelo alto conteúdo de sódio, índice glicêmico, baixa quantidade nutricional e conteúdo de glúten, o alimento geralmente não tem boas críticas, mas é possível comê-lo dentro da dieta. É tomar as medidas certas para consumi-lo.
O nutricionista Aitor Sánchez explicou ao jornal La Vanguardia que as porções de pão devem estar de acordo com as atividades físicas realizadas, já que geralmente contém 261 calorias, o que não é saudável se a pessoa leva uma vida sedentária.
Que tipo de pão é recomendado consumir?
Uma das opções mais saudáveis é o pão integral, que é produzido a partir de grãos inteiros, permitindo que os carboidratos sejam digeridos mais lentamente, o que faz com que o corpo utilize seus nutrientes por mais tempo, de acordo com a BBC.
Além disso, o pão integral contém uma maior quantidade de fibra, vitamina B, cálcio e ferro do que o pão branco, o que diminui o impacto que este alimento pode ter no sangue e é benéfico para aqueles que precisam usar insulina em sua rotina diária, segundo explicou a nutricionista Natalie Mokari à CNN.
Outra opção são os pães feitos com fermentação natural. As bactérias podem ajudar na digestão, porque contém ácido láctico, menor quantidade de glúten e vitaminas B1 a B6, B12, folato, tiamina, niacina, riboflavina, vitamina E, ferro, magnésio, cálcio, fósforo, zinco e potássio, de acordo com o jornal ABC.
Também, pode experimentar o pão de centeio, pois possuem maior quantidade de fibra solúvel, facilitando a digestão. “Se priorizarmos pães de centeio em vez de apenas trigo, terão maior valor nutricional, embora muitas vezes tenham um preço elevado”, apontou Aitor Sánchez ao La Vanguardia.
Cada um desses tipos de pães oferece diferentes benefícios que podem ser aproveitados dependendo de quais são seus objetivos. No entanto, antes de mudar qualquer coisa em sua dieta, é necessário procurar a recomendação de um especialista em nutrição.
Diferenças entre o pão branco e o integral
Para entender as diferenças, o pão integral é elaborado com trigo que mantém todos os componentes do grão: o farelo, o gérmen e o endosperma. Segundo sites de alimentos, isso faz com que mantenha suas vitaminas, minerais e fibras.
Em contraste, o pão branco é feito de farinha refinada. Stacey Pence, nutricionista registrada no Centro Médico Wexner da Universidade Estadual de Ohio, explica que o processo de elaboração se concentra em eliminar o farelo e o gérmen.
De fato, ao fazer isso “só resta o endosperma amiláceo, que tem um baixo valor nutricional”, explica. Além disso, cada um tem um nível distinto de calorias. De acordo com a Fundação Espanhola de Nutrição (FEN), o pão branco tem 277 calorias enquanto o pão integral tem cerca de 260.
+Lidas