O mercado tomou conhecimento na última segunda-feira, 20, através de comunicado da Novonor (antiga Odebrecht), da transferência do controle acionário do grupo na Braskem para a gestora de investimentos IG4.
LEIA TAMBÉM
A Braskem ressalta que IG4 e Petrobras atuarão conjuntamente na reestruturação financeira e operacional da empresa, numa transação que deve ser concluída em um mês - até lá será negociado um novo acordo de acionistas com a Petrobras, que permanece como sócia relevante.
A IG4 passa a ter 50,11% das ações ordinárias (com direito a voto) e 13,69% das preferenciais (sem voto), totalizando cerca de 34,32% do capital da Braskem, enquanto a Novonor mantém participação residual por meio de 31,9 milhões de ações preferenciais Classe A, equivalentes a aproximadamente 4% do capital total.
A seguir, na íntegra, o comunicado da Novonor a respeito da transação:
“Foi celebrado o contrato de compra e venda para transferência de sua participação acionária na Braskem à IG4 Capital, o que levará ao encerramento de um ciclo de décadas de investimento pela Novonor dedicado à construção de uma das petroquímicas mais relevantes do mundo, em parceria com a Petrobras.
A empresa reafirma o orgulho em ter contribuído para que milhares de profissionais de altíssima qualidade desenvolvessem ao longo dos anos um ativo de tamanha importância estratégica para o país, essencial para o fortalecimento da indústria nacional.
Importante ressaltar que a conclusão da transação está condicionada a condições precedentes e que a atuação da Novonor, enquanto acionista, seguirá sendo pautada pela observância e promoção do interesse social da Braskem até a sua consumação.
A nova estrutura de controle, que terá a Petrobras como co-controladora , assegurará a continuidade necessária para que a Braskem siga avançando com solidez, focada em inovação e na construção de um futuro cada vez mais forte e sustentável para o setor petroquímico.”
O economista Helcio Tokeshi, um dos sócios da IG4, será o principal executivo da Braskem.
LEIA MAIS
+Lidas