Hora de decisão: histórico de confrontos e prováveis escalações de ASA e CRB para a final do Alagoano

Publicado em 06/03/2025, às 16h37
Crédito: Franscisco Cedrim / CRB
Crédito: Franscisco Cedrim / CRB

Por Gabriel Amorim

ASA e CRB irão se reencontrar em mais uma final do Campeonato Alagoano. A quarta seguida. Neste sábado (8), no Coaracy da Mata Fonseca, os rivais dão início aos primeiros 90 minutos da decisão, mas se enfrentam em situações diferentes das que se encontravam na última finalíssima - em abril do ano passado.

O jogo de ida será na casa do Fantasma, às 16h (de Brasília), e a volta no próximo sábado (15), no Rei Pelé. Quem levar a melhor na soma dos placares fica com a taça. O empate leva a disputa para os pênaltis.

A TV Pajuçara/RECORD irá transmitir, com imagens, as duas partidas. O TNH1 e a Rádio Pajuçara também farão cobertura.

As últimas decisões

O Regatas pode alcançar o tetracampeonato em cima do Alvinegro. O primeiro título aconteceu em 2022. Na ida, o Galo venceu por 2 a 1, no Rei Pelé, e saiu com o título após ganhar por 2 a 0 em Arapiraca.

No ano seguinte, 3 a 0 no agregado. A primeira parte da final aconteceu no Coaracy da Mata Fonseca, e o CRB encaminhou o título ao bater o rival por 2 a 0, com gols de Fábio Alemão e Mike. Na volta, o colombiano Copete fez o gol do 33º título estadual do time regatiano.

Francisco Cedrim / CRB

O último ano marcou o tricampeonato do Galo, onde, mais uma vez, venceu os dois jogos. Em Arapiraca, Anselmo Ramon deu a vitória por 1 a 0, e, em Maceió, o CRB aplicou 3 a 1 e levantou mais uma taça. Ramon, Hereda e Matheus Ribeiro marcaram para o Regatas. Didira fez o único do Alvinegro.

Este jogo ainda foi marcado por uma confusão generalizada em campo, incluindo socos e pontapés. Após revisão do VAR, Anselmo Ramon e Caio César, do CRB, e Paulinho, do ASA, foram expulsos.

Francisco Cedrim / CRB

Novo Regatas

De lá para cá, foram muitas as alterações no CRB. A começar por quem comanda o banco de reservas. Daniel Paulista, que comandou o último título estadual do Galo, perdeu o emprego após uma sequência negativa na Série B.

Depois dele, ainda passaram pelo cargo Bruno Pivette (apenas três jogos) e Hélio dos Anjos. Este último livrou o clube do rebaixamento à Série C, mas não permaneceu para 2025 devido ao alto salário.

A situação complicada no Brasileiro passado fez a diretoria atender o pedido da torcida de reformulação na pasta de futebol. André Martins esteve à frente do processo e contratou o técnico Umberto Louzer - velho conhecido da torcida, que ganhou o Alagoano de 2023 com o clube.

Foram muitos os que foram liberados ou negociados, como Labandeira, Gustavo Henrique, Hereda e Falcão. Em compensação, um pacote de reforços chegou e domina a base do time titular.

Por isso mesmo, a primeira parte da temporada foi sob pressão. Enquanto buscava a melhor formação, o CRB emendou jogos abaixo e só conseguiu a classificação às semifinais do estadual no último jogo da fase inicial. 

João Marcelo Cruz / TNH1

O clima tenso pesou e a direção fez troca no departamento de futebol. André Martins foi desligado e, no lugar, Ari Barros (Ex-Paysandu e Náutico) foi a escolha do presidente Mário Marroquim.

A classificação à final depois de passar, com propriedade, contra o Penedense, acalmou os ânimos da torcida.

Um possível time para o sábado (8) só tem cinco jogadores que estiveram em campo na última final: Matheus Albino, Matheus Ribeiro, Gegê, Léo Pereira e Anselmo Ramon.

Confira, abaixo, a provável escalação do CRB para o primeiro jogo da final: 

Matheus Albino; Matheus Ribeiro, Segovia, Henri e Vitinho; Meritão, Kallyel, Gegê; Vinicius Barata, Léo Pereira e Anselmo Ramon.

Nova versão do Fantasma

Assim como o rival, o ASA fez uma grande mudança no elenco para 2025. Após a eliminação na segunda fase da Série D, o Rogério Siqueira foi aclamado como presidente e fez uma reformulação no elenco 

O novo executivo é Renan Mobarack, ex-Figueirense. Alguns jogadores experientes, como Didira e Anderson Feijão, não permaneceram. Entre os nomes que renovaram estão Jan Pieter, Paulinho e Júnior Viçosa. 

Mas, se tem um atleta que iniciou a temporada bem e ganhou o carinho dos alagoanos foi o zagueiro Zulu, ex-Jacuipense. As boas atuações e os títulos de Craque da Partida chamaram atenção não só dos torcedores - que invadiram o perfil do jogador com o pedido de transferência -, mas de outros times. 

João Marcelo Cruz / TNH1

Antes do jogo de volta contra o CSA pela semifinal do Alagoano, Zulu esteve envolvido em um rumor de que teria acertado com o Marujo. Na época, o presidente Rogério Siqueira não só negou o acerto, como também destacou que o Alvinegro não tem interesse em negociar nenhum jogador com os clubes do estado.

Após a classificação à final, o próprio Zulu se manifestou. "Informação para tentar me desestabilizar. Mas a gente estava unido e concentrado para a partida de hoje", disse o jogador, em entrevista ao repórter Júlio César Oliveira, do PFC.

Até aqui, o ASA só sofreu dois gols na competição e o bom momento passa pela boa fase do atleta. 

O ASA foi para as finais do Alagoano nos últimos anos e a gente não poderia fazer diferente. Deus nos honrou. A gente sofreu dois gols na competição. É um grande momento individual e coletivo. 

Contra o CRB, o técnico Ranielle Ribeiro deve repetir a base e fazer apenas uma mudança. Fora contra o CSA por lesão, Thiago Alagoano se recuperou e está liberado para a final. 

Assim, o Fantasma deve entrar para o jogo de ida com Matheus Vinícius; Paulinho, Cristian Lucca, Zulu e Charles; Tiribi, Fabrício Bigode e Sammuel; Thiago Alagoano, Júnior Viçosa e Keliton.

Gostou? Compartilhe