Nide Lins

O reinado da macaxeira com carneiro

Em 13 de Maio de 2014 às 23:43

Por Redação

Liderança: picanha de carneiro com macaxeira, vinagrete, farofa e manteiga de garrafa

Liderança: picanha de carneiro com macaxeira, vinagrete, farofa e manteiga de garrafa

Nas ruas de Maceió tem muita coisa boa escondida, são pequenos e simples empreendimentos. A gente olha e pergunta “será que é bom?”  E nestes cantinhos alagoanos, a comida é sempre deliciosa. Mas graças ao leitor Luciano Correia, tive o privilégio de conhecer uma casa onde a macaxeira reina soberana, é o ouro da casa. Tem pra todos os gostos, no camarão, na carne de sol, e claro, o par perfeito da picanha de carneiro. E o nome do lugar já diz tudo: Recanto da Macaxeira, na Jatiúca.

Aviso logo, o Recanto da Macaxeira é lugar pequeno, não tem garçom, e o próprio do dono, Marcos da Silva, com apoio da família e um funcionário (churrasqueiro), se divide entre as panelas e o atendimento. Claro, se lotar, naturalmente, demora um pouco. Mas tem coisas que valem e muito esperar, como a macaxeira macia que derrete no céu da boca, e só precisa da manteiga de garrafa para agregar mais sabor. Que felicidade.

macaxeira é originária de Arapiraca, daquelas que chamamos de manteiga, pela sua cor amarela, cozida na panela de pressão, derrete

Macaxeira vem de Arapiraca, daquelas que chamamos de manteiga, derrete no céu da boca

A macaxeira é originária de Arapiraca, daquelas que chamamos de manteiga, pela sua cor amarela, cozida na panela de pressão, derrete. Mas vamos decifrar o reinado da macaxeira e outros quitutes preparados pelo Marcos, que além de pilotar bem fogão, de dia tem um salão de beleza, e diz: “Faço tudo, corto, pinto, escovo….”

A macaxeira vem com farofa, vinagrete e uma porção de manteiga derretida. Para escoltar a raiz,tem picanha nacional e argentina, contrafilé, costelinha de carneiro, entre outras carnes, mas segui o conselho do Luciano e pedi picanha de carneiro. Nada a reclamar, sal no ponto certo, carne macia e pouca gordura. Todas as carnes são preparadas numa churrasqueira. Nota 10. Agora preciso voltar para provar a costelinha de carneiro, que dizem que é maravilhosa. E não duvido.

Escondidinho de carne do sol, um bom começo no Recanto da Macaxeira

Escondidinho de carne do sol, um bom começo no Recanto da Macaxeira

O escondidinho é um clássico da casa, o que chama atenção é a maciez do purê da macaxeira, que recebe queijo e leite de coco (mas não se percebe o gosto), a quantidade é a alma dos escondidinhos.  Os de camarão e de carne de sol são ótimos, e sugiro a quem for lá provar os dois.

O camarão não fica escondido no creme de macaxeira. Nota 10

O camarão não fica escondido no creme de macaxeira. Nota 10

O queijo de coalho com linguiça é outra estrela do Recanto da Macaxeira.  A mistura do queijo com o embutido tem o sabor especial, esta iguaria é servida sozinha, mas pedi o pão de alho para acompanhar. O pão é a única coisa que não é produção da cozinha do Marcos, e tem o diferencial do queijo adicionado à pasta de alho. Aprovado.

Aprovado: pão de alho com queijo coalho recheado de linguiça

Aprovado: pão de alho com queijo coalho recheado de linguiça

No Recanto da Macaxeira, as porções dão bem para três pessoas. Então, reúna os amigos e a família: tem café quentinho para os dias de inverno, e cerveja geladíssima para os dias de calor.

Rota Recanto da Macaxeira

Preços dos churrasco com macaxeira, vinagrete, farofa e manteiga de garrafa (para três pessoas) – De R$ 28,00 até R$ 55,90

Aceita cartão – Funciona de segunda a sábado, das 18h até meia noite

Rua Artur Charles Dorvile 231 Jatiúca – Como chegar –  Na Antiga Amélia Rosa (praia em direção ao shopping Maceió) pega o último retorno, entra na primeira direita e depois primeira direita

Telefone: 8855.6845

Gostou? Compartilhe  

LEIA MAIS

+Lidas