Política

Obama ainda não planejou ligação para Michel Temer, diz Casa Branca

12/05/16 - 16h23
Agência Lusa

Ainda não há planos para o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, telefonar para Michel Temer, que assumiu nesta quinta, 12 como presidente em exercício do Brasil, afirmou o porta-voz da Casa Branca a jornalistas na tarde desta quinta-feira. Segundo Josh Earnest, os americanos continuam a ter confiança de que o governo brasileiro vá seguir as leis e tradições estabelecidas para manejar a travessia desse caminho de desafios.

"Os Estados Unidos estão com o Brasil, mesmo nestes momentos desafiadores", afirmou Earnest, na entrevista diária a jornalistas. Ele ressaltou que Obama visitou o Brasil logo em seu primeiro mandato e aproveitou a oportunidade para falar positivamente sobre a importância da relação entre as duas economias, questão que foi reforçada em 2015 quando Dilma Rousseff visitou a Casa Branca.

A expectativa da Casa Branca, segundo o porta-voz, é que as instituições do governo brasileiro sejam suficientemente maduras e sólidas para resistir ao momento de turbulência política que o País está enfrentando. Na quarta, 11, na entrevista, Earnest havia feito comentário semelhante, com o governo Obama mantendo o tom de cautela ao falar do momento turbulento da política brasileira. 

Perguntado hoje se o presidente Obama planeja telefonar para Temer, Earnest disse que não sabia até o momento de planos para uma ligação, mas que se ocorresse um telefonema, a informação seria divulgada. O porta-voz ressaltou em seguida que o governo dos EUA tendem a respeitar as instituições, tradições e procedimentos que o governo brasileiro segue para administrar o País.

Em uma entrevista à imprensa separada, a porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Elizabeth Trudeau, disse que os dois países mantêm uma "forte relação bilateral" e são parceiros comprometidos. "Nós cooperamos com o Brasil em várias questões, como comércio e meio ambiente e esperamos que isso continue."

Olimpíadas

O porta-voz da Casa Branca também falou sobre a expectativa para as Olimpíadas do Rio, dizendo que o mundo está torcendo para o Brasil ser bem-sucedido em sediar as competições e que os EUA pretendem apoiar os jogos, inclusive para que ocorram em segurança. "Nós estamos torcendo para o Brasil ser bem-sucedido até que ocorram as verdadeiras competições, nas quais vamos torcer para os americanos", disse ele.