Alagoas

Obras da nova UPA de Arapiraca estão avançadas e secretário garante entrega para outubro

Agência Alagoas | 11/08/21 - 22h45
Thiago Duarte/Agência Alagoas

O Secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, visitou as obras da nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Arapiraca, nesta quarta-feira (11), e disse que o equipamento de saúde será entregue ainda este ano, no mês de outubro.

“Estivemos aqui há um mês e a obra tem avançado bastante. A previsão é que no mês de outubro a gente possa voltar aqui com o governador Renan Filho, com o prefeito Luciano Barbosa e entregar esse importante equipamento. Pessoas aqui de Arapiraca e da região, que hoje dependem como porta de urgência do Hospital Regional, passarão a ser atendidas também aqui. A UPA vai contar com três médicos 24 horas, com serviços de imagem, como raio X”, explica Ayres.

A unidade além de melhorar o acesso à saúde da população, também irá gerar empregos. Cerca de 300 profissionais serão contratados imediatamente para trabalhar no local, que tem capacidade de atender 350 pessoas por dia e 10.500 por mês.

“É a saúde avançando, a nossa ideia é facilitar o acesso do cidadão alagoano para que, quando ele precise, ele tenha médico, tenha exame e tenha remédio perto da sua casa”, salienta o gestor da Saúde estadual.

Estrutura – A nova unidade será do tipo III, funcionará 24 horas por dia, os sete dias da semana, e será referência nas áreas de clínica geral, pediatria, ortopedia e odontologia, além de contar com leitos de observação e de urgência.

Para assegurar assistência intermediária entre a Atenção Básica e a Média e Alta Complexidade, a UPA de Arapiraca vai dispor de sala de nebulização, consultórios, sala de gesso, laboratório, exames de raios-X, eletrocardiograma e um serviço de tomografia computadorizado. Com isso, poderão ser assistidos usuários com crises e hipertensão, que sofreram derrame e infarto agudo do miocárdio.

Hospital de Emergência do Agreste – Ainda em visita a Arapiraca, o secretário Alexandre Ayres também foi ao Hospital de Emergência do Agreste (HEA), onde dialogou com os profissionais de saúde. Além disso, ele também foi conferir de perto as obras da nova cozinha da unidade, que comemorou 18 anos de pleno funcionamento.

São José da Tapera – Ainda na manhã desta quarta, Alexandre Ayres também esteve na cidade de São José da Tapera. Ele se reuniu com o prefeito Jarbas Ricardo para o lançamento de um programa que irá beneficiar pacientes oncológicos.