A operação contra plataformas ilegais de streaming tirou do ar, nesta quinta-feira (19), 675 sites e 14 aplicativos. Os cinco mandados de prisão e 30 de busca e apreensão estão sendo cumpridos em nove estados do país. Alagoas não é alvo no momento.
Segundo informações obtidas pela reportagem, equipes das polícias civis de Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo ajudam no cumprimento desses mandados.
A operação faz parte de cooperação internacional contra pirataria. Além do Ministério da Justiça e Segurança Pública, da Polícia Federal e dos ministérios públicos de Santa Catarina e São Paulo, órgãos da Argentina, EUA, Paraguai, Peru e Reino Unido participam das investigações.
Os computadores e dispositivos de armazenamento foram apreendidos, informou a polícia. Entre os conteúdos removidos de plataformas online estão jogos, músicas e vídeos.
Esta é a sétima fase da operação no Brasil. A primeira etapa ocorreu em novembro de 2019. Desde então, em todos os anos a polícia cumpriu mandados de busca e apreensão relacionados ao combate à pirataria no país.