Polícia

Operação da PF combate crimes contra o Sistema Financeiro Nacional no Sertão de AL

TNH1 com Ascom PF | 02/12/21 - 07h46
Assessoria

A Polícia Federal (PF) em Alagoas deflagrou nesta quinta-feira, 02, a operação policial denominada "Pasto de Papel", que tem como objetivo investigar crimes contra o Sistema Financeiro Nacional cometidos na região de Delmiro Gouveia e adjacências. A 'Pasto de Papel' teve apoio do Banco do Brasil, instituição bancária que opera a concessão dos financiamentos relacionados ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar.

Segundo a PF, as investigações indicam que um determinado grupo, através de simulações de contratos de promessa de compra e venda, comodato e de outras formas capazes de sugerir titularidade de uma propriedade rural, além de outras fraudes na instrução dos pedidos de financiamento, logrou êxito em obter a liberação dos recursos.

Tão logo disponibilizados nas contas bancárias, os recursos eram destinados para finalidades diversas do Programa, sendo que em grande parte dos casos investigados o dinheiro circulava entre os membros da própria associação criminosa ou eram transferidos para terceiros, que aparentemente não tinham qualquer atividade profissional que justificassem as transferências.

Aproximadamente 50 policiais federais foram mobilizados para dar cumprimento a 10 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo juízo da 11° Vara Federal de Alagoas, subseção de Santana do Ipanema. Estima-se que o valor total dos contratos investigados se aproxima de R$ 1,5 milhão.

Os documentos apreendidos serão juntados ao inquérito policial instaurado na Polícia Federal em Alagoas e que está em andamento.