Polícia

Operação Noteiras: presos em São Paulo já estão em presídios de Alagoas 

TNH1 com Ascom Seris | 13/05/21 - 12h24
Foto: Ascom Seris

Já estão em Alagoas os dois suspeitos presos em São Paulo durante a operação Noteiras, que desarticulou uma organização criminosa especializada em fraudes fiscais que podem chegar à casa dos R$ 435 milhões.

Os suspeitos, um homem e uma mulher, foram recebidos por policiais penais do Comando de Operações Penitenciárias (COP) e do Grupamento de Escolta, Remoção e Intervenção Tática (Gerit), no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, na madrugada desta quinta-feira (13).

Após o desembarque, os suspeitos do esquema fraudulento foram conduzidos à Penitenciária de Segurança Máxima e ao Presídio Feminino Santa Luzia.

A operação Noteiras foi realizada nessa quarta-feira (12) em Alagoas e São Paulo e 11 pessoas foram presas.

De acordo com o Grupo de Atuação Especial de Combate à Sonegação Fiscal (Gaesf), do Ministério Público Estadual (MPE), as fraudes aconteceram por meio da emissão de cerca de 20 mil notas fiscais, no valor aproximado de R$ 4 bilhões.

O grupo atuava visando à geração de créditos tributários, por meio de empresas fantasmas, contendo informações inverídicas sobre a propriedade e gestão desses estabelecimentos. 

O nome da operação faz referência ao apelido dado a empresas que emitem notas falsas.

Leia nota do Sindicato dos Contabilistas do Estado de Alagoas (Sindcont): 

O Sindcont apoia a operação conduzida pelo Ministério Público a respeito do combate a todo tipo de sonegação de impostos e corrupção, como também apoia que exista um tratamento justo aos profissionais da contabilidade envolvidos no ocorrido. Que não seja feito nenhum julgamento prévio e que exista punição para aqueles que comprovadamente estejam envolvidos em irregularidades, de acordo com a lei.