Polícia

Operação: Polícia Federal cumpre mandados no Poder Judiciário de Alagoas

Redação TNH1 | 04/11/21 - 08h34
Foto: Arquivo TJ / Itawi Albuquerque

Agentes da Polícia Federal (PF) cumprem nesta quinta-feira (04) em Alagoas mandados de mais uma fase da Operação Pecínia non Olet, que apura crimes que teriam sido praticados por membros do Poder Judiciário. A operação também está em curso no estado do Paraná. No total, estão sendo cumpridos 15 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Superior Tribunal de Justiça.

Segundo a investigação, agentes públicos e advogados intermediaram o retardamento de julgamento e proferimento de decisões favoráveis no interesse de uma empresa do ramo da Educação com a contrapartida de pagamentos de gastos de um magistrado.

A Polícia Federal em Alagoas emitiu uma nota, falando sobre a operação. "Se comprovada a participação, os envolvidos poderão responder pelos crimes de corrupção ativa e passiva, além de advocacia administrativa, situação em que agentes públicos promovem interesses ilegítimos, solicitando retardamento, ação ou omissão de atos de ofício, em contrariedade aos preceitos e princípios legais”, informou a PF.

TJAL emite nota oficial

O TNH1 entrou em contato com o Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) que informou ter recebido uma comissão de agentes federais para o cumprimento de mandados. "O Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) recebeu, nesta quinta-feira (4), comissão de delegados da Polícia Federal (PF) que cumpriam mandados de busca e apreensão relacionados a inquérito que tramita no Superior Tribunal de Justiça (STJ). Como parte do sistema de Justiça, a Corte estadual colaborou com a missão dos agentes públicos e viabilizou o acesso aos locais, aos setores e aos documentos necessários à apuração de todas as informações solicitadas", trouxe a nota assinada pelo vice-presidente do TJ, desembargador José Carlos Malta Marques.

Ordem dos Advogados do Brasil também se pronuncia

A OAB Alagoas informou, também através de nota, que a Diretoria de Prerrogativas foi acionada na manhã desta quinta-feira (4), para acompanhar a operação da Polícia Federal, com o objetivo de resguardar as prerrogativas dos advogados alvos de mandados de busca e apreensão.