Polícia

Operação prende 16 pessoas por tráfico de drogas na Barra de Santo Antônio

19/12/17 - 11h55

Dezesseis pessoas foram presas suspeitas de integrar duas organizações criminosas que atuavam na Barra de Santo Antônio. Os mandados de prisão foram cumpridos nesta terça-feira (19).

A operação é fruto de uma investigação realizada pela Secretaria da Segurança Pública (SSP) com a Delegacia de Repressão ao Narcotráfico (DRN) e durou cerca de seis meses.  Foram cumpridos 17 mandados de prisão e 20 de busca e apreensão, todos expedidos pela 17ª Vara Criminal da Capital.

Durante o trabalho investigativo, foi constatado que os envolvidos pertenciam a duas Organizações Criminosas (Orcrim) que conviviam de forma harmoniosa e dividiram a cidade para, desta forma, comandar o tráfico de drogas. Além deste crime, eles também são suspeitos de terem envolvimento com vários homicídios ocorridos na região.

Pertenciam à primeira organização criminosa e foram presos durante a operação José Maria dos Santos Filho, conhecido como "Equilole" "Lole" ou "Bisteca", de 32 anos, Jandre Costa da Silva Júnior, o "Preguiça", de 21 anos, Lindemberg Oliveira dos Santos, o "Banga", de 23 anos, Walisson Henrique Silva de Souza, o "Gigante", de 24 anos, José Moisés Santos de Oliveira, de 19 anos, Ricardo Santos da Silva, de 21 anos, Renato Melo da Silva Damasceno, de 20 anos, José Fábio de Oliveira, o "Racionais", de 27 anos, e Alicia da Silva Marinho, a "Alicinha", de 19 anos.

Já da segunda organização criminosa foram presos José Mariano dos Santos, o "Rato", de 31 anos, José Amaro da Silva, o "Maro", de 25 anos, Luiz Henrique da Paz Santos, o "Papa Sal", de 21 anos, Eduardo  Batista dos Santos, o "Du" ou "Dudu", de 21 anos, além de Marcos José Nascimento Alves, conhecido como "Locão", de 35 anos, Jonata dos Santos, o "Duda", de 21 anos, e Jobson Vicente de Assis, o "Job", de 29 anos.

De acordo com o delegado Gustavo Henrique, da DRN, lideravam as Orcrim José Maria dos Santos e José Mariano dos Santos, sendo que ambos foram presos no decorrer das investigações, mas mesmo assim comandava as ações do grupo.

Participaram do cumprimento dos mandados equipes da DRN, 3ª Companhia Independente, Tigre, Oplit, Asfixia, BOPE, BPE, 1° BPM e 4° BPM.