Texto de Rachel Gomes de Barros:
"Nessa época de festas juninas, a saudade bate mais forte pois sempre foram minhas festividades favoritas do Brasil.
LEIA TAMBÉM
Mais do que nunca, sinto a falta de um pedaço da minha vida que ainda consigo retornar com um sorriso: quadrilhas, comidas de milho, forró pé de serra, fogueiras nas calçadas, chuvinhas, traques, bandeirolas coloridas, balões de papel decorando as festas, simplicidade infusa com alegria contagiante e reboliço por noite a dentro ao som da sanfona, do triangulo, do pandeiro, do esquenta muié
Hoje em dia, porém, sinto uma dor partida ao ver que a media social e o capitalismo selvagem e artificial estão destruindo tradições nordestinas com excessos estilizados das quadrilhas juninas, massacrando também o ritmo e o som do forró, com músicas banais aberrantes.
Culturalmente falando, conseguiram banalizar e estragar uma das nossas riquezas mais singelas e divertidas, transformando as festas juninas em um espetáculo excessivo, vulgar, barulhento demais, estilizado demais.
Ai que saudades que eu tenho daquelas festividades juninas que estão desaparecendo...
Quem nos irá salvar da destruição de tradições nordestinas, da destruição da música brasileira, do Carnaval autêntico? Quem irá resgatar o que ainda resta de um Nordeste e de um Brasil com autenticidade?"
LEIA MAIS
+Lidas