Saúde

Os benefícios da água com pH 7

16/02/17 - 17h16 - Atualizado em 16/02/17 - 18h47

O corpo humano possui, em média, 70% de água, que é usada em diferentes processos químicos e metabólicos. Logo, percebe-se o quanto ela é importante e essencial para a saúde. Por isso, é preciso estar atento à qualidade da água que se bebe.

Uma pessoa normal perde cerca de 2,6 litros de água por dia, sem fazer nenhum exercício intenso. Se houver atividade física e muito suor, esse gasto pode aumentar em até 1 litro. Como nosso organismo tende a alcalinidade, especialistas indicam que a água mais saudável para consumo deve ser alcalina. É a água que possui o potencial Hidrogeniônico (pH) maior que 7, primordial para o nosso corpo manter o pH do sangue equilibrado e não deixá-lo ácido.

Devido ao pH alcalino, essa água facilita milhares de funções biológicas, combate a hiperacidez e reduz as toxinas ácidas comumente associadas à doenças degenerativas. Além disso, o pH ácido obriga o organismo a usar sua reserva de minerais alcalinos e outros mecanismos compensatórios, para manter o corpo com o pH equilibrado em 7,4, que é o ideal.

“O consumo de água com um pH igual ou superior a 7,0 é indicado para neutralizar os efeitos do consumo de alimentos ácidos e, consequentemente, reduzir os sintomas de distúrbios digestivos. A verdadeira importância no consumo de água alcalina está na sua composição e nos efeitos essenciais a ela, o que a torna importante e crucial”, explica o químico industrial da envasadora Vitale7, Alder Flores.

4 vantagens da água alcalina

  • Mantém a massa magra no corpo - Como a água alcalina tem magnésio em sua composição, é capaz de preservar a massa óssea, além de auxiliar no estímulo da perda de gordura e conservar a massa magra. Quando há falta de magnésio em nosso corpo, problemas relacionados à obesidade e diabetes começam a surgir;

  • Estrutura óssea mais forte - Existe uma célula óssea chama osteoclasto, que em locais com o pH ácido, destrói o tecido ósseo, liberando cálcio e magnésio, que são minerais alcalinos, na corrente sanguínea, não deixando acontecer a alteração do pH no sangue. Com o pH do sangue equilibrado, acontece uma inibição da destruição óssea, assim o magnésio é utilizado para fortalecer o tecido;

  • Desintoxica o corpo - Muitos fatores contribuem com o acúmulo de resíduos em nosso organismo, principalmente os ácidos. Nosso corpo trabalha constantemente para eliminar os ácidos acumulados, podendo nos trazer alguns problemas de saúde. Ao ingerir água alcalina todos os dias, ajudamos nosso organismo a neutralizar a acidez, fazendo uma limpeza nos tecidos e células;

  • Previne o envelhecimento - Como a água tem poder antioxidante, ela é capaz de reduzir os efeitos de oxidação dos radicais livres do nosso organismo. Além de manter nossas células mais hidratadas, por serem muito ricas em minerais.