Televisão

'Os Simpsons' previu ataque da Rússia; relembre outras profecias acertadas

Folhapress | 02/03/22 - 21h33
Foto: Reprodução

Em suas mais de três décadas no ar, a animação "Os Simpsons" praticamente conquistou o título de Nostradamus contemporâneo –é recorrente que as situações absurdas que a animação narra se tornem realidade tempos depois, assim como o vidente francês acertou diversas das profecias que fez na Idade Média.

A última dessas foi a invasão da Ucrânia pela Rússia na semana passada. Vários internautas lembraram um episódio de "Os Simpsons" de 1998 em que a Rússia revelava que a União Soviética nunca foi de fato desmantelada, surpreendendo os representantes de um encontro diplomático, e iniciava uma ofensiva para retomar seus antigos territórios.

Assim, depois da revelação, o episódio mostra tanques escondidos em carros alegóricos num desfile em frente ao Kremlin ocupando Moscou, o Muro de Berlim brotando do chão e Lênin, adormecido em um caixão de vidro, ressuscitando, repetindo como um zumbi que "é preciso acabar com o capitalismo".

À frente da série hoje, o roteirista Al Jean afirmou à revista especializada americana The Hollywood Reporter que considera a coincidência "muito triste". "Há esse tipo de previsão [nos 'Simpsons'] em que fazemos referência a algo que ocorreu no passado e que se repete –esperamos que não, mas infelizmente, acontece."

"Em 1998, quando isso foi ao ar, era provavelmente o auge das relações entre a Rússia e os Estados Unidos. Mas, desde que [o presidente russo Vladimir] Putin foi eleito, quase todo mundo deixou claro que ele é um cara do mal e que coisas ruins aconteceriam." Esta está longe de ser a única vez em que "Os Simpsons" previram corretamente o futuro. Relembre outas abaixo.

Eleição de Donald Trump - Um capítulo exibido em 2000 dizia que Donald Trump tinha sido presidente dos Estados Unidos e que Lisa Simpson tinha sucedido o empresário no cargo. O episódio foi ao ar cerca de 15 anos antes de Trump de fato concorrer à Casa Branca. No entanto, no fim da década de 1990, o empresário já havia declarado interesse em disputar o cargo, o que inspirou os criadores da série.

Final da Copa de 2014, mas sem o 7 a 1 - Num episódio de março de 2014 retratando a Copa do Mundo, que aconteceria meses mais tarde, a animação previu que a final seria entre o Brasil e a Alemanha. A série, aliás, apontou corretamente a Alemanha como campeã do torneio, mas sem a humilhação do 7 a 1. A série ainda caracterizava o craque da seleção brasileira, El Divo, como o "maior mestre da falsa lesão que o futebol já conheceu". Assim como aconteceu com o Neymar na vida real, jogador famoso pelas quedas espetaculares que se machucou na partida contra a Colômbia e desfalcou o Brasil na final, ele acaba lesionado e não volta mais a campo.

Nobel de economia - Em 2016, o recipiente do prêmio Nobel de economia foi Bengt Holmström. Em um episódio de "Os Simpsons" que foi ao ar em 2010, Millhouse apostava que o economista do MIT, o Instituto de Tecnologia de Massachussets, seria o vencedor.