Polícia

Padrasto que matou enteado autista na Santa Lúcia é preso e alega legítima defesa

TNH1 com TV Pajuçara | 18/03/24 - 12h48
Arquivo

O homem que matou o enteado autista a facadas no bairro de Santa Lúcia, em Maceió, na madrugada do último sábado (16), se apresentou à polícia e ficou recluso na sede da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), em Chã de Bebedouro, por estar com um mandado de prisão em aberto contra ele pelo crime de tráfico de drogas. Ele alegou legítima defesa ao usar a arma branca contra o jovem. A informação foi passada pelo chefe de operações César Barros, no início da tarde desta segunda-feira (18).

A vítima foi identificada como Márcio Morais de Araújo, de 20 anos, e teria sido morta durante a briga com o padrasto. Segundo relato da mãe de Márcio, divulgado no relatório da Secretaria de Segurança Pública, no fim de semana, o jovem tinha  Transtorno do Espectro Autista (TEA) e teria entrado em crise no momento da confusão com o esposo dela. 

"Havia um mandado de prisão em aberto contra ele, por conta do tráfico de drogas. Ele já tinha um histórico delitivo, não é? Ele também nos informou que já cumpriu pena por homicídios", iniciou César Barros, em entrevista à repórter Mônica Ermírio, no programa Fique Alerta, da TV Pajuçara.

O chefe de operações da DHPP, César Barros, concedeu entrevista à TV Pajuçara (Crédito: Reprodução/TV Pajuçara)

"A princípio, ele narrou uma história de que seria legítima defesa. Ele disse que o enteado era um rapaz que sofria de epilepsia e que tinha crises eventuais, e ficava agressivo. Ele disse que naquela madrugada, ele estava agressivo, e para se defender, cometeu o homicídio usando a arma branca", explicou na sequência o chefe de operações.

César Barros destacou que a mãe de Márcio confirmou o comportamento agressivo do filho quando estava em crise e afirmou que ele e o autor do crime tinham desentendimentos. 

"Ela está muito abalada com a situação. Numa conversa preliminar, ela confirmou que o filho tinha ataques de agressividade e que os dois já tinham se desentendido outras vezes, mas nada de tão sério, como agora, que levou ao homicídio da vítima nesse fim de semana".

O chefe de operações da DHPP reforçou que o inquérito deve ser finalizado até a próxima semana. "A gente agora vai ouvir todas as partes, e temos o prazo de uma semana para concluir o inquérito. Ele será remetido à Justiça e com certeza o autor vai ser indiciado por homicídio. Vamos pedir para ele ser preso preventivamente também", concluiu.

O caso - Um jovem foi morto a facada, na madrugada deste sábado, 16, no bairro Santa Lúcia, em Maceió. Segundo o relatório da Secretaria de Segurança Pública, a mãe do rapaz informou que a vítima era autista, teria entrado em crise e brigado com o padrasto. 

Ela relatou aos policiais que o jovem teria ficado agressivo, arremessado uma lata de bebida contra o padrasto e pego uma faca na cozinha, momento em que teria partido para cima do homem. Ainda de acordo com a ocorrência, o jovem teria sido desarmado e esfaqueado no pescoço. Ele não resistiu aos ferimentos e morreu no local. O padrasto fugiu em seguida. 

A Polícia Científica esteve presente para realizar a perícia na cena do crime e recolher o corpo ao Instituto Médico Legal. A Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa, da Polícia Civil, também compareceu ao local para iniciar as investigações.