Eleições

Palavra ‘justificativa’ tem recorde de busca no Google nesta eleição

Valor Econômico | 29/11/20 - 17h45

Em nenhuma eleição o brasileiro buscou tanto por como justificar o voto. A palavra “justificativa” foi a mais buscada pelos brasileiros no Google em relação a “votar” nas últimas 24 horas até as 14h deste domingo (29), informou a empresa.

O interesse pelo tema neste novembro é mais do que o dobro do registrado em 2018 e mais que o triplo do que em 2016, considerando o volume proporcional de brasileiros com acesso à internet. A pandemia é um dos fatores determinantes para o não comparecimento às urnas nesta eleição.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), até as 14h45 deste domingo, 604.098 eleitores justificaram ausência no segundo turno das eleições municipais por meio do aplicativo e-Título.

Até a madrugada de quinta-feira (26), o TSE processou mais de 4,8 milhões de justificativas deferidas referentes ao primeiro turno da eleição . Desse total, mais de um milhão foram feitas pelo aplicativo e-Título.

Considerando as 24 horas até a tarde de sábado (28), as buscas relacionadas a como justificar o voto foram 16 vezes maiores do que as pesquisas por local de votação. As pesquisas por “app justificar voto” saltaram mais de 1800% entre sexta-feira e sábado e as buscas por "voto em branco" cresceram mais de nove vezes no período, alcançando o nível mais alto para uma eleição municipal desde 2004, início da série histórica de Google Trends.

Pesquisas por “voto nulo” avançaram mais de dez vezes entre sexta-feira e sábado. Segundo o Google, o aumento foi puxado pelo interesse no Amazonas e em Pernambuco, que buscaram duas vezes mais pelo assunto em relação à média do país.