A apresentadora Palmira Nery da Silva Onofre, a Vovó Palmirinha, morreu neste domingo (7), aos 91 anos. Segundo familiares postaram nas redes sociais, ela teve um agravamento de problemas renais crônicos.
"A família, consternada e inconsolável, comunica o falecimento de Palmira Nery da Silva Onofre, a Vovó Palmirinha, aos 91 anos, ocorrido hoje, 7 de maio, às 11h20 em decorrência de agravamento de problemas renais crônicos. Ela estava internada na Unidade Paulista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, desde o dia 11 de abril", afirmou o post na conta oficial dela.
Em 2020, a apresentadora foi internada três vezes em menos de dois meses. Em outubro, ela tratou uma infecção urinária e, no início de dezembro, devido a uma baixa de sódio no sangue, foi internada na UTI. No final daquele mês, precisou voltar ao hospital por causa de mais uma infecção urinária.
Famosos como a apresentadora Tatá Werneck e a modelo Isabella Fiorentino lamentaram o falecimento da "vovó mais querida do Brasil".
Trajetória
Palmirinha marcou a história da TV brasileira com suas participações em programas culinários. Veja abaixo alguns destaques de sua trajetória:
Relação com Ana Maria Braga
- Ela foi revelada pela apresentadora Ana Maria Braga, em 1993, ao participar do programa "Note e Anote", da TV Record, fazendo receitas caseiras. Atuou como colaboradora da atração por mais de cinco anos.
- Em 2019, 20 anos depois do início da parceria com Ana Maria, Palmirinha foi convidada para participar do programa "Mais Você", na TV Globo
Trabalho na TV Gazeta
- Em 1997, Palmirinha foi contratada pela TV Gazeta. Na nova casa, participou dos programas "Mulheres" e "Pra Você", ensinando receitas. Também apresentou o "TV Culinária" por 13 anos, um marco em sua carreira.
Projetos pessoais
- Em 2010, Palmirinha deixou a TV Gazeta para se dedicar a projetos pessoais.
- Desde então, havia feito participações especiais de programas da TV Globo, como "Mais Você", "Caldeirão do Huck" e "Programa do Jô".
- Palmirinha sempre foi um sucesso nas redes sociais - seja pelo seu carisma ou pelos "deslizes" divertidos que cometia na cozinha. Foi citada no livro "Os 198 Maiores Memes Brasileiros que Você Respeita", de Kleyson Barbosa.