Polícia

PC diz que paciente psiquiátrico foi baleado após tomar arma durante surto em shopping

Eberth Lins | 26/01/24 - 13h18
Foto: Arquivo Pessoal

A Polícia Civil instaurou procedimento para investigar as circunstâncias que levaram à morte de José Bernardo Correia, de 45 anos. O homem passeava em um shopping da parte baixa de Maceió na companhia do filho, de 08 anos, na tarde dessa quinta-feira (25), quando surtou e durante a confusão foi levado ao estacionamento do shopping, onde a confusão se intensificou e ele foi baleado na perna pela polícia.

"No estacionamento, quando ele estava sendo colocado na viatura do Samu [Serviço de Atendimento Médico de Urgência], ele teria reagido, corrido atrás e tomado uma arma de fogo de alguém, a gente não sabe se da Polícia Militar ou da equipe de segurança do shopping, e em razão de estar de posse de uma arma de fogo, o comandante da guarnição da Polícia Militar disparou, a gente não sabe quantas vezes, mas disparou contra a perna da pessoa que estava trazendo riscos aos envolvidos na ocorrência", detalhou o delegado Arthur César.

Como parte da investigação, além das intimações, a polícia já solicitou imagens do circuito de segurança do shopping. Seguranças que participaram da abordagem ao homem em surto foram intimados e serão ouvidos na próxima segunda-feira (29). "Tudo é muito inicial. As primeiras providências foram registrar o boletim de ocorrência, instaurar o procedimento policial e determinar que a equipe fosse ao shopping colher imagens das câmeras de monitoramento que tenham flagrado toda ação e intimar os seguranças particulares, que por ventura tenham tomado conhecimento dos fatos ou participado", disse a autoridade policial, acrescentando que a administração do estabelecimento tem um prazo para entregar as imagens de forma voluntária. "A gente vai aguardar até a próxima terça feira (30)".

José Bernardo Correia foi atingido na coxa e fraturou o fêmur. Ele foi levado ao Hospital Geral do Estado (HGE), mas não resistiu aos ferimentos e morreu ainda na noite de ontem. "Primeiramente vamos ouvir os seguranças do shopping, que já estão intimados para a próxima segunda. A gente não sabe quais foram as circunstâncias do surto, mas fora do estabelecimento, ele teria conseguido tomar a arma de alguém ", pontuou o delegado.

Procurada pela reportagem, o shopping disse ter adotado todas as medidas cabíveis. “Sobre o ocorrido na tarde desta quinta-feira (25), o Maceió Shopping esclarece que adotou as medidas necessárias, com seus seguranças atuando rapidamente. O envolvido apresentava sinais de transtorno mental e com o objetivo de diminuir riscos, a Polícia Militar e o Samu foram acionados".