Curiosidades

Pé de banana que deu quatro cachos é "atração" em cidade do interior

05/07/16 - 16h53
Cortesia

Quando Cícero Bernardo, 50 anos, ganhou de um amigo uma muda de bananeira para plantar no extenso quintal de casa, na cidade de Satuba, no interior de Alagoas, talvez ele não imaginasse a surpresa que teria tempos depois.

A história começou no ano passado. Sem pretensão, Cícero Bernardo, ex-motorista e atualmente desempregado, plantou a muda da fruta. Meses após o plantio, ele foi surpreendido com o resultado. Geralmente, o produto da bananeira resulta apenas em um cacho por haste ou pé, mas a do satubense teve a produção quadruplicada – com quatro cachos de banana por pé.

 “Eu fiquei surpreso quando vi tanto cacho num lugar só. Nunca tinha visto isso, e sem o uso de algum tipo de adubo ou modificador. A minha plantação foi toda artesanal, só para o uso da família”, explica.

Nos últimos dias, com o fato curioso se espalhando pela cidade de pouco mais de 14 mil habitantes, o quintal de Cícero Bernardo não para de ser frequentado por parentes, vizinhos e amigos que querem entender como se deu a anomalia. “Todo mundo quer entrar na minha casa para olhar e tirar foto. Virou atração na rua”, diz.

De acordo com o engenheiro agrônomo da Secretaria de Agricultura, Edson Maruta, o fenômeno é definido como dicotomia.

“Esse fenômeno nós chamamos de dicotomia. É raro acontecer. A natureza sempre dá algumas surpresas. Nesses casos, a bananeira produz dois ou mais cachos”, esclarece.

Veja vídeo: