Economia

Pedidos de aposentadoria aumentam 115% no INSS

Senotícias | 09/05/19 - 18h33
INSS | Agência Brasil

Os pedidos de aposentadoria por tempo de contribuição ao INSS aumentaram 115% de fevereiro para abril deste ano. O gerente-executivo do INSS, Raimundo Brito acredita que o principal motivo do aumento é a possível mudança na previdência caso o Governo Federal consiga aprovar a Reforma da Previdenciária.

“Antes recebíamos em média 100 pedidos de aposentadoria ao dia e atualmente esse número aumentou para 215”, enumera Raimundo, acrescentando que esse é um dos motivos do atendimento nas agências da previdência social estar mais lento nos últimos meses.A segunda causa apontada pelo gerente foi a diminuição dos servidores do INSS, já que somente este ano 85 se aposentaram também. “Ainda temos mais servidores com direito a aposentadoria. Alguns ainda estão em dúvida se irão continuar ou solicitar o direito já adquirido”, comenta.

Soluções

De acordo com Raimundo Brito, o Governo Federal não sinalizou nem novo concurso ou terceirização dos serviços e além de solicitar servidores da Infraero, ele resolveu remanejar alguns servidores do interior para capital a fim de minimizar a demanda local.

“Sei que precisamos de muito mais ajuda, mas essas são medidas emergenciais a fim de minimizar a demanda e agilizar o atendimento. Sabemos que a demanda no interior também cresceu e que os servidores cedidos pela Infraero só podem ajudar no atendimento, mas não podem fazer análise de benefício da aposentadoria”, diz.

PEC

A comissão especial da Câmara dos Deputados que analisará a reforma da Previdência voltou a analisar esta semana no colegiado. Nesta fase, os deputados discutem os detalhes da proposta e podem sugerir alterações no texto.