Brasil

Peixe-elefante, espécie incomum no Brasil, aparece morto em Praia Grande

Santa Portal | 11/06/22 - 12h58
Instituto Biopesca/Divulgação

Um peixe-elefante (Callorhinchus callorhynchus), animal marinho incomum no Brasil, apareceu morto na praia do bairro Ocian, em Praia Grande, nesta quarta-feira (8). O Instituto Biopesca foi acionado pelo pescador que o encontrou já sem vida, e recolheu o peixe, que foi levado para análise.

O pescador que encontrou o peixe-elefante é Sandro Gomes, de Praia Grande, que atua como parceiro do trabalho de monitoramento de capturas acidentais realizado pelo Laboratório de Biologia e Conservação de Organismos Pelágicos (LABCOP/Unesp) e pelo Instituto Biopesca.

De acordo com o biólogo Ítalo Bini, do Biopesca, o peixe-elefante é uma quimera, animal que pertence a um grupo de peixes cartilaginosos, os chondrichtchyes, o mesmo de raias e de tubarões.

“Essa espécie vive em profundidades em torno de 170 metros, mas há registros de ocorrência em profundidades maiores, de 481 metros”, explica.

No Brasil, o peixe-elefante se distribui entre a costa do Rio de Janeiro até as do Rio Grande do Sul, Uruguai, Argentina, Chile e Peru. De acordo com a União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN, na sigla em inglês), ele está classificado como ameaçado de extinção.