Alagoas

Pelo 3º mês consecutivo, Samu registra queda nos atendimentos de Covid-19 em Alagoas

Agência Alagoas | 01/10/21 - 08h19
Divulgação/Samu

Com o avanço da vacinação em todo o Estado, já é possível perceber a melhoria nos índices da pandemia. Para se ter uma ideia, em agosto deste ano, quando comparado ao mês anterior, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Alagoas registrou uma redução de 60% no número de pacientes atendidos com suspeita ou confirmação da Covid-19. Isso porque, foram assistidos 238 usuários no oitavo mês deste ano, contra 611 do sétimo. Essa é a terceira redução seguida e é a segunda menor marca de toda a pandemia, ficando atrás apenas do primeiro mês da crise sanitária, em março de 2020.

Segundo o Núcleo de Estatísticas do Samu Alagoas, mais de 13.334 pacientes com quadros suspeitos ou confirmados de infecção pelo novo coronavírus foram atendidos desde o início da pandemia da Covid-19. Além de socorrer as vítimas em casa ou em locais públicos, o Samu também é responsável por fazer as transferências hospitalares dos pacientes que necessitam de maior assistência médica na rede pública de saúde.

Apesar da flexibilização que segue as diretrizes do Plano de Distanciamento Social Controlado, segundo a supervisora do Samu Alagoas, médica Josileide Costa, é necessário continuar mantendo os devidos cuidados. “A flexibilização não significa que a pandemia chegou ao fim. A variante delta, uma forma ainda mais transmissível do novo coronavírus, está em circulação no país e pode nos afetar de novo. As vacinas são eficazes e seguras para salvar vidas, mas, também, é necessário manter o distanciamento social, continuar usando máscaras e higienizando as mãos com frequência”, destaca a supervisora.

Para atender aos pacientes de casos suspeitos ou contaminados pelo novo coronavírus, os socorristas do Samu Alagoas contam com uma série de equipamentos específicos, disponíveis para esse tipo de ocorrência. Além disso, as viaturas também possuem protocolos de segurança a cada atendimento. Quando retornam para as bases, as ambulâncias passam por um rigoroso processo de limpeza e desinfecção com uma solução à base de hipoclorito de sódio a 1%, de acordo com as recomendações da nota técnica de nº 04 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que foi atualizada em 25 de fevereiro de 2021.

Neste processo, as Unidades de Suporte Avançado (USA) e as Unidades de Suporte Básico (USBs) são encaminhadas a um dique para que as portas, teto, piso, corrimões, assentos, mobiliário dos materiais, maca, colchão, prancha rígida, entre outros equipamentos, sejam devidamente desinfetados. Esse tipo de higienização também é feito quando os carros, durante outros tipos de ocorrências, ficam sujos de sangue ou com algum tipo de fluído corporal.

Quando acionar o Samu – O Samu Alagoas funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, e pode ser acionado através de ligação gratuita pelo número 192. Além de atender os pacientes suspeitos e confirmados de covid-19, o serviço atua em ocorrências com vítimas de quedas da própria altura, acidentes de trânsito, ferimentos por arma branca e por arma de fogo, quedas de altura, afogamentos e queimaduras.

O serviço também pode ser acionado para atender casos obstétricos, casos de Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) e casos suspeitos de Acidente Vascular Cerebral (AVC). Por meio do telefone 192 também é possível solicitar assistência para pacientes em surto psiquiátrico.