Maceió
Covid: vacinação para trabalhadores de saúde a partir de 35 anos tem início terça em Maceió
Veículos apreendidos pela SMTT serão leiloados nesta terça-feira (13)
Governo fiscaliza cumprimento de decreto aos fins de semana na orla de Maceió
Defesa Civil registra 145 ocorrências em fim de semana de chuva em Maceió
SMTT orienta sobre o tráfego de veículos em Fernão Velho
Queda de árvore derruba parte da estrutura de terminal de ônibus na Colina
Alagoas
471.721 doses das vacinas contra a Covid-19 foram aplicadas em Alagoas
Arsal apreende 19 carros clandestinos e suspende 14 veículos complementares
Alagoas registra mais 24 mortes por Covid: homem de 31 anos, sem comorbidades, é uma das vítimas
É verdade que o prazo para renovação da CNH foi prorrogado por conta da pandemia
Confira a previsão do tempo para esta segunda-feira (12) em Alagoas
Jornalismo alagoano perde mais dois profissionais, vítimas da Covid-19
Nordeste
Adolescente é baleado nas costas ao soltar fogos em um campo de futebol na Paraíba
Bahia prorroga toque de recolher e proibição de eventos e aulas presenciais
'Quero reencontrar meus filhos', diz jardineiro após 15 anos preso sem que houvesse processo
Explosão em residência deixa ao menos 5 pessoas feridas em Natal
Consórcio do Nordeste espera Anvisa para trazer 66 milhões de doses da Sputnik V
PF investiga fraude em licitação de máscaras em São Luís
Polícia
Motorista de aplicativo é assaltado, abandonado em canavial e tem carro levado
Grupo de ciclistas é amarrado e assaltado durante trilha em Girau do Ponciano
Idoso é detido após ferir esposa com faca e atear fogo no quarto da casa
Assaltante ataca PMs com faca, é baleado e acaba preso no Prado
Pedido cancelado em aplicativo termina em ameaça e protesto de entregadores em Maceió
Homem é baleado na cabeça, foge por mata e busca socorro em posto de saúde
Gente Famosa
Fábio Jr é vacinado contra covid e enfermeira se emociona: 'Um princeso'
Televisão
Rival gratuito da Netflix, Pluto TV ganha três novos canais
Jorge, da dupla com Mateus, processa ex-cunhado por injúria contra esposa
Tiago Leifert se irrita com acusação de que teria dado dica para Arthur
Arthur, Fiuk e Thaís estão no paredão do 'BBB 21'; veja com foi a formação
Paulo Gustavo segue internado e boletim médico diz que situação do ator é crítica
Desde 2018, pesquisadores nordestinos percorrem anualmente 240 quilômetros do baixo São Francisco para coletar dados sobre o Rio. O resultado são trabalhos interdisciplinares, apoiados por 18 instituições, que compõem um retrato das reais condições da água, das suas margens, e das populações que junto a ele sobrevivem.
Todos os anos, cada expedição gera um relatório científico, que serve como uma visão panorâmica e atualizada para orientar ações concretas e políticas públicas a respeito do São Francisco. Neste ano, no entanto, cientistas, estudantes e o público em geral também passam a contar com mais uma opção de acesso a este conhecimento: Um ebook, lançando pela Editora da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), que compila dados, análises e imagens das expedições de 2018 e 2019.
O livro está disponível para download neste link. São 21 capítulos, em 25 áreas de pesquisa.
Realidade
De acordo com o material, no trecho estudado, o São Francisco encontra-se com poluentes, desmatamento e assoreamento (o processo de acúmulo de dejetos e detritos, a partir do desmatamento que desprotege das margens).
Além disso, as comunidades ribeirinhas vivem em situação socioeconômica precária, sendo muito poucas as políticas públicas de colaboração em ações ambientais.
De acordo com o professor Emerson Soares, engenheiro de pesca e doutor em biotecnologia, é necessário um trabalho em conjunto de instituições, prefeituras, comunidades, “para podermos aos poucos, irmos revertendo o quadro agravante que o São Francisco passa, principalmente com relação ao saneamento básico, presença de contaminantes, regulação da vazão correta e que atenda a necessidades de todos os usuários”, explica.
Ele acrescenta, ainda, que o ponto mais relevante demonstrado nas observações é “que saibamos que o rio vem sendo muito mal tratado. Ele precisa ganhar o lugar de destaque que merece, ser melhor aproveitado”, comenta Emerson Soares.
Para tanto, o cientista sugere medidas como um novo tipo de turismo, que seja mais inclusivo, com geração de renda para as comunidades ribeirinhas; educação ambiental nos municípios em que as pessoas vivem da pesca; tratamento de água; combate ao desmatamento e construções irregulares às margens do São Francisco, além de políticas de compensação ambiental (por exemplo, previstas na Lei 9.985), além de eficácia na fiscalização.
Apoio
O Governo de Alagoas apoiou as expedições que geraram o livro através da Secretaria de Ciência Tecnologia e Inovação (Secti), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh) e do Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater).
O livro foi patrocinado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco (CBHSF) e pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), com o apoio de produção da Agência Peixe Vivo.