Contextualizando

Pessimismo do clã Bolsonaro após defesa no STF

Em 7 de Março de 2025 às 18:00
Jornalista Bela Megale, em "O Globo":
"Integrantes da família de Jair Bolsonaro e de sua banca de advogados têm compartilhado, nos bastidores, seu pessimismo sobre as chances de os pedidos da defesa ao Supremo Tribunal Federal (STF) prosperarem.
Entre as demandas levadas ao relator do caso, o ministro Alexandre de Moraes, nesta quinta-feira, está a anulação da delação do ex-ajudante de ordens da Presidência, Mauro Cid, um dos principais eixos da denúncia contra o ex-presidente na tentativa de golpe. Outro pedido é que o caso seja apreciado pelos 11 ministros do plenário da Corte e não pela Primeira Turma, formada por seis ministros.

Integrantes do clã Bolsonaro e da própria defesa admitem, em reservado, que a chance de serem atendidos em qualquer uma das demandas é praticamente nula. Além disso, aliados do ex-presidente e membros da cúpula do PL veem a possibilidade de prisão de Bolsonaro como algo cada vez mais próximo.

Ainda existe uma esperança, porém, de que o julgamento no STF atrase e sua conclusão fique para 2026, ano eleitoral. Com isso, há a expectativa que a Corte possa não determinar a prisão de Bolsonaro, devido à proximidade das eleições presidenciais.

Esse, porém, não tem sido o sinal dado pelos ministros. A mensagem é que, após a condenação e o trânsito em julgado, todos os condenados no caso de golpe devem ir para atrás das grades.

Advogados ligados à equipe de Bolsonaro, no entanto, já têm uma estratégia traçada diante de um cenário de condenação e prisão no Supremo. O caminho deve ser similar ao de Lula contra a Lava-Jato, que acionou a corte internacional, como o Comitê de Direitos Humanos da ONU."

Gostou? Compartilhe  

LEIA MAIS

+Lidas