Saúde

Pessoas com comorbidades a partir de 25 anos serão vacinadas neste sábado em Maceió; veja grupos

TNH1 com Ascom SMS | 08/05/21 - 07h34
Foto: Polyana Monteiro / Ascom SMS

Neste sábado (08), a vacinação contra a Covid-19 em Maceió vai contemplar  pessoas com comorbidades a partir de 25 anos e trabalhadores da saúde com mais de 18 anos.

Em todos os casos, além dos documentos oficiais de identificação, é imprescindível comprovar residência na capital e a comorbidade. No caso dos trabalhadores da saúde, é importante comprovar vínculo empregatício em estabelecimentos de saúde. 

As chamadas comorbidades são aquelas enfermidades que podem contribuir para o agravamento da Covid-19 e também levar o indivíduo ao óbito. Confira a lista de comorbidades para a vacinação. Além destes, pacientes com Obesidade Mórbida (IMC≥40), oncológicos e transplantados também estão sendo contemplados nessa fase da vacinação.

É exigida ainda original e cópia da comprovação relacionada à comorbidade, que pode ser a prescrição médica para a vacina contendo a condição que justifique a imunização; exames específicos que tenham estabelecido o diagnóstico; relatório médico; ou cadastros específicos no Sistema Único de Saúde (SUS).

Trabalhadores da saúde 

No caso dos trabalhadores da saúde, é importante comprovar vínculo empregatício em estabelecimentos de saúde. O trabalhador deve portar uma declaração de vínculo empregatício emitida pelo diretor-geral ou diretor médico, atestando a condição do trabalhador, contracheque atualizado (mês anterior) ou carteira de trabalho comprovando vínculo ativo.

Já os trabalhadores de saúde autônomos, devem apresentar a certidão de regularidade do respectivo Conselho de Classe, documentação comprobatória da condição de Microempreendedor Individual (MEI) e auutodeclaração de efetivo exercício (baixe aqui) da atividade profissional na área de saúde, acompanhada de três contratos de prestação de serviços ou de três declarações de pacientes, notas fiscais ou contratos de vinculação a planos de saúde privados.

Cuidadores, assistentes domiciliares e trabalhadores de serviços funerários também devem apresentar comprovações. 

Pontos de vacinação e horários 

As vacinas serão aplicadas em oito pontos distribuídos por toda a capital: Praça Padre Cícero, no Benedito Bentes, das 9h às 16h; Praça Osman Loureiro, no Clima Bom, das 9h às 16h; Papódromo, no Vergel do Lago, das 9h às 16h; Ginásio Arivaldo maia, no Jacintinho, das 9h às 16h; Estacionamento do Maceió Shopping, em Mangabeiras, das 9h às 16h; Estacionamento do Shopping Pátio Maceió, no Benedito Bentes, das 9h às 16h e os drivers thrus do estacionamento de Jaraguá e da Justiça Federal, na Serraria, das 9h às 21h.