Economia

Petrobras deve vender R$ 38 bilhões em ativos até abril

VEJA.com | 15/03/19 - 21h23
Roberto Castello Branco | Reprodução

A Petrobras poderá vender 10 bilhões de dólares (aproximadamente 38 bilhões de reais) em ativos nos primeiros quatro meses do ano. As cifras fazem parte de um programa de desinvestimentos, afirmou nesta sexta-feira, 15, o presidente da estatal, Roberto Castello Branco.

“Acredito que, nos primeiros quatro meses do ano, nós tenhamos realizado desinvestimentos de 10 bilhões de dólares e pretendemos fazer muito mais do que isso ao longo do tempo”, disse Castello Branco, ao participar do seminário “Nova Economia Liberal”, na Fundação Getulio Vargas, no Rio de Janeiro.

“Talvez, em 12 meses, nós tenhamos três ou quatro vezes mais que esses 10 bilhões de dólares, tudo vai depender do mercado.” Pela projeção, seriam arrecadados entre 114 bilhões e 152 bilhões de reais no fim do período.

A projeção inclui inclui os recursos que podem ser obtidos com a venda da rede de gasodutos TAG, cujo processo de alienação já está nas etapas finais.

A estatal relançou na terça-feira um processo para permitir novos lances de interessados na TAG, que já recebeu uma oferta avaliada em cerca de 8 bilhões de dólares (30 milhões de reais) de um grupo liderado pela francesa Engie. conforme publicado pela Reuters com informação de fontes.

A companhia também já anunciou neste ano a venda da refinaria de Pasadena, para a Chevron, do campo de Maromba, para a BW Offshore, e a conclusão da negociação de ativos de distribuição no Paraguai.

O executivo reiterou o foco principal da companhia nas atividades que trazem maior rentabilidade, que são a exploração e produção de petróleo em águas profundas e ultraprofundas.

Foco
Junto com os desinvestimentos, que buscam também desalavancar a empresa, Castello Branco pontuou seu objetivo de buscar redução de custos e melhor retorno para os acionistas.

Segundo ele, a Petrobras teve grande melhora financeira, mas ainda está “muito aquém” de outras gigantes petroleiras internacionais. No seminário, que contou com atores importantes do governo brasileiro, incluindo o ministro da Economia, Paulo Guedes, Castello Branco voltou a defender a privatização de bancos estatais, assim como da Petrobras. No entanto, ponderou que isso não está na pauta.

“Já que não podemos privatizar, não temos mandato para isso, vamos transformar a Petrobras o mais próximo possível de uma empresa privada, que crie valor para seus acionistas e o principal acionista da Petrobras é a sociedade brasileira”, afirmou.