Interior

Pilar: prefeitura anuncia construção do maior Cristo do mundo

Assessoria | 26/04/22 - 08h29

O turismo religioso é um importante eixo de desenvolvimento na cidade do Pilar. E é para atrair ainda mais visitantes, fortalecendo a geração de emprego e renda, que o Município investe em mais um importante equipamento público. Já a partir deste mês de maio, a Prefeitura inicia a construção da maior estátua de Cristo do mundo, monumento que vai “abraçar” a Lagoa Manguaba do alto da Chã do Pilar.

Prefeito do Pilar, Renato Filho esteve, no feriado de Tiradentes, em Encantado – distante 145 km de Porto Alegre (RS) –, onde visitou a estátua de Cristo (foto) lá erguida. Ela tem 43 metros de altura, enquanto a de Pilar terá 70 metros, com direito a uma plataforma de vidro e aço semelhante à Skyglass de Canela (RS). O visitante, portanto, terá a sensação de flutuar sobre a cidade, já que o vidro é mais transparente que os vidros comuns.

A estátua será construída com recursos próprios do Município e terá a assinatura do artista cearense Markus Moura, que também esculpiu o Cristo Protetor de Encantado. Em rede social, Renato Filho não escondeu seu contentamento, destacando o alcance de um ponto turístico como o da cidade gaúcha que, inclusive, já bateu a marca de 50 mil visitantes pagantes desde a sua inauguração, no início deste ano.

“O turismo é uma das nossas quatro vertentes de desenvolvimento, para que possamos gerar ainda mais emprego e renda em nossa cidade. Resgatamos o Cine Pilarense, um dos poucos cinemas de rua em funcionamento do país, e a Casa da Cultura Arthur Ramos. Também temos a maior festa religiosa de Alagoas, que é a Festa de Nossa Senhora do Pilar. Mas precisávamos de algo ainda maior. Foi quando ouvi falar do Cristo de Encantado e reuni nossa equipe de turismólogos para conhecer esse monumento”, recorda o prefeito Renato Filho – que concedeu entrevista ao portal Força do Vale (vídeo abaixo) na última quinta-feira.

Renato conta, ainda, que a obra vai se somar a equipamentos como o Complexo Cultural e Religioso Dilma Canuto, que já recebe visitantes de várias regiões do estado. “Saímos de quase 100 homicídios em um único ano para apenas três no ano passado, e isso é fruto, prioritariamente, da preocupação que temos com quem vive no Pilar, da oferta de oportunidades para todos, o que também passa pelo investimento no turismo”, reforça o gestor, acrescentando que o Cristo será concluído ainda em 2022.