Maceió

Pinheiro: novo estudo faz 'raio-x' da superfície para chegar a causas de rachaduras

Letícia Cardoso* | 15/01/19 - 10h31
Novos estudos são realizados no Pinheiro para descobrir causa dos tremores | Erik Maia / TNH1

Os estudos realizados no bairro do Pinheiro, em Maceió, para descobrir a causas dos tremores de terra que aconteceram em março de 2018 seguem na manhã desta terça-feira, 15. Dessa vez, a equipe do Serviço Geológico do Brasil faz um estudo de resistivimetro, que utiliza um método elétrico capaz de fazer uma espécie de raio-x do solo.

De acordo com o geofísico Jairo Andrade, as imagens geradas podem chegar a até 60 metros de profundidade e identificar se existe alguma região oca no solo, já que o aparelho mede a resistividade. É possível descobrir também que materiais existem na superfície, como salmoura, por exemplo.

O novo método é elétrico e é capaz de identificar os materiais existentes no solo. Crédito: Lucas Alcantara / Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável / Semds

Andrade explica ainda que os estudos feitos são complementares e que é incomum situações como a que está acontecendo no bairro sejam registradas em áreas urbanas, com danos a tantas casas.

“Vamos juntar todas as informações para chegar a um senso comum e o resultado mais preciso possível sobre as causas das rachaduras. No momento não temos nenhuma informação precisa, tudo o que se sabe é especulação e acaba deixando a população assustada”, expõe o geofísico.

Os estudos realizados são complementares para chegar a causa de rachaduras. Crédito: Erik Maia / TNH1

Até do dia 24 deste mês, esse método será utilizado em cerca de nove ruas, onde duas delas não foram registradas fissuras, para que seja possível comparar os dois resultados e entender as diferenças entre os solos.


*Estagiária sob supervisão da editoria