Trânsito

Plano de Segurança Viária para Motociclistas está em elaboração no Detran-AL

Fatores locais e mundiais foram levantados para se chegar em iniciativas eficazes de prevenção

27/04/16 - 19h38

O Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) iniciou a concepção de um Plano de Segurança Viária para Motociclistas do Estado de Alagoas. A ideia é reduzir o índice de mortalidade nos acidentes de moto por meio de ações integradas. A ação faz parte das atividades da campanha do Maio Amarelo, tocada pelo Detran-AL.  

Estão envolvidos na confecção do plano entidades como Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal, Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito de Maceió (SMTT), Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Sindicato dos Motociclistas, além de outras entidades representativas. Elas se reuniram, nesta quarta-feira, 27, para alinharem as discussões. 

O presidente do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran), Ederaldo Araújo, ressaltou que tanto Dentran, como o colegiado que ele preside, estão debruçados para que o plano venha trazer resultados positivos para sociedade alagoana.    

Foram apresentados, nesta quarta-feira, os fatores e condutas mundiais e locais que contribuem para acidentes com motociclistas. Entre os fatores mundiais destacados estão a velocidade excessiva ou inadequada e a condução do veículo após ingestão de bebida alcoólica.

Já entres os fatores locais estão: o não uso do capacete, menores de idade conduzindo motocicletas, infraestrutura inadequada ou ausente, objetos fixos às margens da via e desrespeito as regras e sinalização de trânsito. 

“É muito importante a questão de sinergia de esforços, todos que trabalham com trânsito seja a Polícia Federal na fiscalização, o Samu no socorro às vitimas, seja o Detran/AL na formação dos condutores, todos querem salvar vidas e reduzir essas estatísticas alarmantes. E está havendo um interesse muito grande tanto aqui em Maceió quanto em Arapiraca com esta causa”, enfatizou Edira Soares, gerente do projeto. 

A proposta construída pela Chefia de Segurança de Trânsito, em parceria com a Chefia de Educação para o Trânsito e Formação de Condutores do Detran/AL será lançada no próximo dia 5, em Arapiraca; e no dia 6, em Maceió.