Brasil

PM faz operação para localizar suspeitos de assalto em shopping de luxo, no Rio

Extra Online | 28/06/22 - 08h45
Divulgação

A Polícia Militar e a Subsecretaria de Inteligência fazem na manhã desta terça-feira (28) uma operação na Nova Holanda, no Complexo da Maré, para tentar localizar e prender alguns do criminosos que assaltaram o Village Mall, um dos shoppings mais seguros do Rio, no último sábado (25). Na ocasião, os criminosos ainda mataram o segurança Jorge Luiz Antunes, que estava desarmado, com um tiro no rosto. Estão na favela agentes do Batalhão de Operações Especiais (Bope) e também do 22º BPM (Maré). A informação do motivo da ação foi confirmado por fontes da Polícia Militar. Durante o confronto, ao menos uma pessoa foi baleada. Ainda não há informações sobre seu estado de saúde.

A Polícia Civil já identificou, por apelidos, três dos dez homens que participaram, no sábado à noite, do assalto à joalheria Sara Joias, no Shopping Village Mall, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio. Na ocasião, o segurança Jorge Luiz Antunes foi morto com um tiro no rosto. Informações preliminares dão conta de que, entre os assaltantes, estariam homens vindos da Vila Kennedy, comunidade localizada em Bangu, também na Zona Oeste, e da Favela Nova Holanda, no Complexo da Maré, na Zona Norte, de onde o bando teria partido para executar o roubo. O deslocamento entre a Nova Holanda e o Village Mall, trajeto que tem cerca de cerca de 48 quilômetros de extensão, teria sido feito em motocicletas.

O Disque-Denúncia (2253-1177) oferece recompensa de R$ 50 mil por informações que levem a prisão de todos os envolvidos no roubo. Um dos investigados por suspeita de envolvimento na ação é o traficante Rodrigo da Silva Caetano, o Motoboy. De acordo com dados do site do Conselho Nacional de Justiça, existem 13 mandados de prisão expedidos pelo Tribunal de Justiça do Rio em nome de Motoboy.

O bandido controla o tráfico de drogas na Favela Nova Holanda e é suspeito de ter dado apoio e abrigo para o grupo que executou o assalto. A participação do traficante em roubos milionários já foi investigada anteriormente por policiais. Segundo a polícia, o tráfico da Maré deu apoio com homens e armas para quadrilha de Leonardo Costa Santos Falcão, o Léo GTA, executar roubos num período de três anos, entre 2019 e 2021. GTA foi preso, foi preso, em julho de 2021, em um motel da Baixada Fluminense. Entre os assaltos praticados pelo bando, que roubava preferencialmente cargas de eletroeletrônicos e cigarros, estão dois assaltos ocorridos, com um intervalo de apenas oito dias, em junho de 2020. Um deles aconteceu no dia 22 daquele mesmo mês e ano , quando pelo menos 20 homens atacaram um centro de distribuição do Grupo Pão de Açúcar, em Xerém, em Duque de Caxias.

Na ocasião, foram roubados cerca de R$ 15 milhões em mercadorias, e um vigilante foi morto. Na época, a polícia descobriu que Motoboy ficava com metade do total do produto roubado. Em troca, o traficante fornecia armas e esconderijo para o bando de Léo GTA.

Na ação ocorrida neste último sábado no Village Mall, já se sabe que os criminosos chegaram ao shopping horas antes do assalto. Eles acompanharam a movimentação de clientes e seguranças. Enquanto alguns caminhavam observando o fluxo de pessoas, três deles se sentaram em um quiosque de café em frente à joalheria. Um dos homens chegou a tomar um cappuccino.

Em seguida, três criminosos renderam dois atendentes da cafeteria e caminharam com eles até a Sara Joias. Já dentro da loja, um quarto bandido se juntou ao grupo. Os quatro homens armados com pistolas renderam os funcionários da joalheria. Sob mira de armas, os funcionários foram levados até o cofre da loja, onde os assaltantes levaram os relógios de luxo, mencionando especificamente as marcas Rolex e Cartier. Com as sacolas cheias de peças, os criminosos atiram na vitrine da loja antes de fugir.

No caminho até a saída do shopping, os assaltantes chegaram a render um cliente que foi como escudo. Na fuga, o grupo ainda matou o segurança Jorge Luiz Antunes, que estava desarmado. A quadrilha teria fugido em direção à Linha Amarela.