Polícia

Polícia indicia seis pessoas envolvidas em linchamento de suspeito de furto, no Tabuleiro

TNH1 com informações da PC-AL | 29/06/22 - 10h10
Reprodução

Seis suspeitos do linchamento do jovem José Willams da Silva Mendonça Júnior, de 21 anos, ocorrido em abril deste ano, no Tabuleiro do Martins, em Maceió, foram indiciados por homicídio qualificado. A Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) identificou as pessoas que cercaram a vítima e a agrediram até a morte. 

De acordo com a DHPP, dois suspeitos são apontados como aqueles que golpearam o rapaz com um canivete, pedradas e até com o tronco de um coqueiro. Estes ferimentos, segundo a perícia, causaram a morte.

Após ouvir testemunhas e recolher outras provas, a equipe comandada pelo delegado Fábio Costa atestou que José Willams foi espancado até a morte por ter furtado, momentos antes, a motocicleta de um entregador no conjunto Cleto Marques Luz. 

Imagens de câmeras de segurança flagraram o momento em que ele passa empurrando o veículo pela rua. Logo em seguida, ele foi abordado por um grupo de pessoas e levado para o local onde foi executado. 

Testemunhas revelaram, em depoimento, que um dos suspeitos estava em um veículo estacionado próximo ao local onde Willams foi abordado e se uniu ao grupo no espancamento. Ele seria membro de uma organização criminosa e recebeu da chefia do tráfico na região a ordem para matar a vítima.

Vítima havia sido presa anteriormente - Conhecido pelo apelido de ‘Salame’, Willams possuía passagens pela polícia por roubo, tentativa de homicídio, lesão corporal, ameaça contra mulher e outros crimes. A família e amigos da vítima informaram que ele era usuário de drogas.

“Concluímos que José Willams foi linchado pela fúria dos populares que o descobriram logo após o furto da motocicleta. Enfurecidas, as pessoas tomaram a moto dele, o abordaram e o levaram para o local onde o linchamento aconteceu. A maioria saiu da cena após a agressão, mas os dois indiciados ficaram para ‘completar’ o serviço”, detalhou Fábio Costa.