Brasil

Polícia instaura inquérito para apurar desabamento de casa na Zona Norte do Rio

Extra Online | 18/11/21 - 11h11
Reprodução

O delegado Gabriel Ferrando, titular da 19ª DP (Tijuca), abriu um inquérito para investigar as causas do desabamento de uma casa de três andares no Morro do Salgueiro, na Zona Norte do Rio, na noite desta quarta-feira. Agentes da Defesa civil do município ainda estão no local. Eles aguardam a perícia da Polícia Civil para a apuração do caso. No incidente, um homem morreu e duas mulheres e uma criança ficaram feridas. Profissionais do Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE) também irão fazer a perícia no endereço, na Rua Francisco Graça. As vítimas serão ouvidas no hospital.

Segundo o Corpo de Bombeiros, as vítimas resgatadas com vida foram Alecsandra Silva, de 25 anos, Alessandra Silva, de 19, e uma menina de quatro anos. O homem ainda não foi identificado oficialmente, mas moradores da região o conheciam como Carlos.

Duas vítimas, a menor e a paciente de 25 anos, foram encaminhadas para o Hospital municipal Salgado Filho, no Méier. De acordo com a Secretaria municipal de Saúde (SMS), a maior foi liberada e a menor está estável em observação. A jovem de 19 anos está no Hospital Municipal Souza Aguiar, no Centro, e a direção informou que a paciente apresenta quadro de saúde estável.

O acidente

O desabamento aconteceu na noite de quarta-feira na Rua Francisco Graça. As causas ainda não foram esclarecidas. A construção tinha dois pavimentos e uma cobertura. Oito pessoas da mesma família moravam no local, segundo relatos de vizinhos.

— O prédio fica no meio da comunidade, difícil ser regular. Mas a construção não apresentava aparência de risco — diz o subprefeito da Grande Tijuca, Wagner Coe.

Um vizinho que preferiu não se identificar comentou que o barulho assustou toda a vizinhança.

— A casa foi descendo, parecia uma avalanche. O barulho foi muito alto. Quando cheguei aqui, vi a voz da criancinha chorando e da mais velha gemendo de dor. Veio muita gente, começaram a puxar. Uma criança saiu com vida — contou.

O prefeito Eduardo Paes e o secretário de Ordem Pública, Brenno Carnevale, estiveram no local e acompanharam o trabalho dos bombeiros. Ao GLOBO, Paes afirmou que as vítimas já estavam sendo acompanhadas por uma equipe da Assistência Social, que irá providenciar o enterro e oferecer aluguel social aos desabrigados.

— Não se sabe se teve um acumulado de chuva muito grande nos últimos dias, e, como hoje deu sol forte, isso sempre acaba mexendo no solo. A construção era provavelmente frágil. Infelizmente, uma pessoa veio a óbito e três se feriram, uma mais gravemente — contou Paes.

De acordo com o prefeito, um casal que também morava na casa deixou o local pouco antes do acidente.

— Eles saíram cinco minutos antes do acidente, mas disseram que não havia nenhum indício do que poderia acontecer — diz Paes.