Brasil

Polícia interrompe balada clandestina com 500 pessoas na Zona Sul de SP

G1 | 13/03/21 - 08h25
Divulgação/PC-SP

A Polícia Civil interrompeu uma festa com cerca de 500 pessoas na região do Capão Redondo, Zona Sul de São Paulo, na madrugada deste sábado (13), em meio ao novo pico da pandemia de coronavírus. Festas e aglomerações estão proibidas em todo o estado de São Paulo.

O organizador da balada clandestina, na Estrada de Itapecerica, foi levado para a unidade do Departamento de Polícia de Proteção à Cidadania (DPPC), no Centro da capital, para prestar depoimento.

Segundo o delegado Eduardo Brotero, o responsável pela festa irá responder por crime contra a saúde pública e por não respeitar as leis da Vigilância Sanitária.

Uma denúncia anônima levou a polícia ao local. A casa será autuada, multada e, possivelmente, lacrada, informou a o delegado. O equipamento de som e as bebidas foram apreendidos.

Na balada estavam muitos jovens, a maioria sem máscaras de proteção.

No local, a polícia ainda encontrou drogas e uma arma de fogo caseira.

Festas clandestinas

Essa não foi a primeira festa clandestina que ocorreu nesta semana. Na quarta-feira (10), 158 pessoas foram detidas em uma festa clandestina às margens da Represa Billings, em São Bernardo do Campo, na região do ABC. Na sexta (12), a polícia parou uma balada ilegal com cerca de 150 pessoas no Tatuapé, na Zona Leste. Oito organizadores foram levados para a delegacia.

Fase emergencial

O estado de São Paulo enfrenta um novo pico da pandemia de Covid-19 com alta no número de casos e mortes. Para tentar frear o avanço da doença, o governo estadual anunciou a fase emergencial, que prevê regras mais rígidas de funcionamento da fase vermelha da quarentena, a partir da próxima segunda-feira (15). A fase emergencial deve vigorar até 30 de março.

Com isso, foram suspensas a realização de cultos, missas e outras atividades religiosas coletivas, além de todos os eventos esportivos, como jogos de futebol, e instituiu o toque de recolher das 20h às 5h.