Polícia

Policiais militares alagoanos ministram instruções de Low Ligth em cursos da PM de Goiás

Assessoria | 08/12/21 - 17h05
Instruções de Low Light ministradas em dois cursos da PM de Goiás por três policiais militares de Alagoas

Três policiais militares alagoanos têm contribuído bastante com a formação de vários integrantes da Segurança Pública do Brasil. Suas mais recentes participações têm sido as instruções ministradas durante os Cursos de Instrutores de Tiro (CIT) e de Operações Policiais Especiais (COEsp), que estão sendo promovidos atualmente pela Polícia Militar do Estado de Goiás.

Desde o início da semana, o Coronel da Reserva Remunerada Enio Bolivar e os cabos Pedro Tenório, que é do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) da Polícia Militar de Alagoas, e Klebson Soares, que atua no Grupamento Aéreo da Secretaria de Segurança Pública (SSP/AL) estão em Goiania colaborando com o ensino-aprendizado das especializações.

O oficial e as praças estão ministrando instruções sobre técnicas e táticas de Low Light, que foram iniciadas dentro da PM-AL, que foi a primeira Corporação do país a incluir a disciplina na grade curricular dos seus cursos de formação. O Coronel Bolivar inclusive possui livro publicado sobre a temática e já foi citado como referência numa monografia feita por um capitão da PM de São Paulo.

O curso rápido teve como finalidade repassar o que se tem de mais atualizado na doutrina operacional em ocorrências com pouca luminosidade. Dentro das técnicas demonstradas, a criada pelo Coronel Bolivar, que consiste em empunhar a lanterna adequadamente junto ao armamento.

Também foram transmitidos conhecimentos em saber iluminar o ambiente operacional, de modo que, as entradas táticas se tornem mais seguras ao agente policial. Conceitos de tomada de ângulo, deslocamento em patrulha e desorientação do alvo foram explorados dentro da perspectiva de combate operacional. Ainda foi efetivado no curso a prática com o tiro policial, sendo simulados sob stress, o disparo em alvos sob baixa luminosidade em deslocamento, barricados, sempre na ação em movimento.

Com as instruções, a 11ª edição do CIT levou de forma inédita, na última segunda-feira (06), o aprimoramento para o estado do Centro-oeste do país. Nele, além de policiais militares de Goiás, os alunos são bombeiros militares, um policial penal, peritos criminais, um guarda municipal e também um integrante da PM de Roraima. O CIT foi iniciado no final de outubro, deve seguir até o final deste mês e os participantes são capacitados para serem instrutores sobre o emprego e manuseio de armas de fogo.

Já a 12ª edição do COEsp começou em 11 de outubro e atualmente conta com policiais militares de Goiás, Distrito Federal, Sergipe e Pará. A especialização qualifica o operador em segurança pública para que o mesmo desenvolva o serviço com o mais alto grau de excelência, levando conhecimentos específicos necessários ao bom desempenho em quaisquer missões com elevado grau de risco, exigência física e psicológica. As aulas de Low Light estão sendo nessa terça-feira (07) e quarta (08).

Para o Coronel Bolivar, as instruções ajudam na difusão das técnicas desenvolvidas na Instituição militar alagoana. “Habilita esses integrantes da Segurança Pública a multiplicar o conhecimento forjado na PM de Alagoas. Uma semente é plantada, capacitando e qualificando esses policiais que passarão o aprendizado para à tropa. Dá muito orgulho em ver que o que desenvolvemos aqui na nossa Briosa esteja sendo difundido para todas as polícias do Brasil”, afirmou o Coronel Bolivar, que na última sexta-feira (03) presenteou o Comandante Geral da PM, Coronel Wellington Bittencourt, com o livro “Baixa Luminosidade: técnicas e táticas”, de sua autoria.

Na ocasião, o Coronel Bittencourt aproveitou a oportunidade para ressaltar a importância da produção literária dentro da Corporação.

“É de suma importância essa produção dos nossos militares. Muito nos orgulha ter uma produção nascida na nossa Briosa sendo referência no Brasil e internacionalmente acerca desses procedimentos técnicos que produz, além do sucesso nas operações, a segurança do nosso policial militar”, enalteceu o Comandante.