Notícia

Portuguesa morre durante voo e aeronave faz pouso de emergência em Fortaleza

A passageira, uma portuguesa de 89 anos, sofreu um "incidente cardíaco"

O Povo online | 16/05/19 - 14h20

Uma mulher morreu ontem durante o voo TP81, da companhia aérea TAP, que fazia o trajeto entre a cidade do Porto, em Portugal, e São Paulo, e a aeronave fez um pouso de emergência em Fortaleza. A ideia foi de que tentassem algum atendimento médico à passageira, uma portuguesa de 89 anos que residia em São Paulo, mas já não foi possível o socorro a tempo. Ela viajava com familiares e teria sofrido um "incidente cardíaco".

O pouso na capital cearense foi na tarde desta quarta-feira, 15, por volta das 15 horas. Todos os passageiros foram obrigados a desembarcar da aeronave para o protocolo de inspeção. Agentes da Polícia Federal (PF) e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) realizaram os procedimentos. Uma equipe médica também subiu a bordo e constatou o óbito.

O corpo da portuguesa permaneceu em Fortaleza para exames necropsiais. Os familiares também continuaram na cidade para acompanhar o trâmite. Até hoje pela manhã, não havia previsão de quando seria liberado.

O voo havia saído de Porto às 11h30min (7h30min em Fortaleza) e a previsão de chegada na capital paulista seria por volta das 18 horas. Com o pouso de emergência e a inspeção, a aeronave só deixou Fortaleza já perto das 18h, desta quarta-feira, 15.

A TAP informou ao O POVO Online que a passageira "recebeu a assistência devida durante o voo". O incidente cardíaco teria sido quando a aeronave sobrevoava o Oceano Atlântico e que, após analisar a situação, houve a decisão do comandante de pousar no ponto mais próximo do continente.