Alagoas

PP pede ao STF suspensão de eleição indireta para o governo "tampão" em Alagoas

TNH1 com informações da ALE | 10/05/22 - 17h05
Marcelo Casal Jr/Agência Brasil

O partido Progressistas (PP) entrou com recurso no Supremo Tribunal Federal (STF), nesta terça-feira, 10, com o pedido, mais uma vez, de adiamento da eleição "tampão" para o governo de Alagoas, agendada para acontecer no início da tarde do próximo domingo (15). 

Na noite dessa segunda-feira, 9, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Victor (MDB), publicou novo edital com a convocação para a eleição indireta para o preenchimento dos cargos de governador e vice-governador do Estado. A publicação do edital cumpre decisão do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, que determinou a imediata reabertura do prazo de inscrição no certame eleitoral.

De acordo com a decisão do ministro, os interessados deverão apresentar conjuntamente o registro de candidatura de chapa para governador e vice-governador, em até 72 horas antes da realização da eleição. Qualquer cidadão ou cidadã poderá se inscrever aos cargos, desde que brasileiro, estar no pleno exercício dos direitos políticos, possuir alistamento eleitoral, ter domicílio eleitoral no estado de Alagoas, estar filiado a partido político, ter idade mínima de 30 anos, não apresentar nenhuma das hipóteses de inelegibilidade previstas no artigo 14 da Constituição Federal e na Lei Complementar 64/1990.

O PP, no entanto, não concordou com a retomada do pleito com as novas regras estabelecidas e ingressou com agravo regimental no STF.