Interior

Prefeita de Jequiá testa positivo para a covid-19; secretário de saúde diz que população não tem cumprido isolamento

Eberth Lins | 20/05/20 - 12h18
Foto: Reprodução / Instagram

A prefeita de Jequiá da Praia, Jeannyne Beltrão, testou positivo para o novo coronavírus. Nessa terça-feira (19), a gestora comunicou o resultado do exame por meio da rede social e informou que vai iniciar um isolamento rígido.

“Pessoal, acabei de receber o resultado positivo para a Covid-19 no teste que realizei. Fui orientada a fazer o exame por ter tido contato com pessoas que testaram positivo. Não apresentei sintomas algum. Agora, farei o isolamento rígido, seguindo todas as recomendações médicas, dos 14 dias de quarentena para a recuperação”, disse a prefeita.

Casos de coronavírus

Jequiá da Praia tem 29 casos confirmados de coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), divulgado na tarde de ontem (19).

De acordo com o secretário municipal de Saúde da cidade, Guttemberg Costa Brêda, o  número é alto, considerando que Jequiá é um município pequeno, e tem relação direta com o não cumprimento do isolamento social.

“Temos uma cidade pequena onde a maioria é de parentes. Muitos não entendem que o conceito de isolamento é ficar em casa e seguem vivendo em família. Nosso empenho agora é para testar pessoas assintomáticas e impedir que essa pessoa infectada e sem sintomas propague o vírus durante uma visita a um parente, por exemplo”, detalhou.

“Nós também fechamos os acessos à cidade. Só é permitida a entrada de pessoas sem sintomas de gripe, após verificação da temperatura corporal. Outro ponto adotado no município foi a sanitização de espaços públicos e também de supermercados e a lotérica para frear a proliferação do vírus”, acrescentou Brêda.

Óbitos

Segundo o secretário, da última sexta-feira (15) até ontem (19), o município contabilizou cinco óbitos suspeitos e dois confirmados para a covid-19. O dado, no entanto, ainda não consta em boletins da Sesau. “Os dois confirmados são um homem e uma mulher, ambos idosos. Um dos casos, inclusive, faleceu em casa, mas seguindo as recomendações testamos e foi confirmado para a covid-19”, afirmou o gestor.